Cidade

Compaz promove oficina de empreendedorismo social para jovens

Atividades do programa “Pense Grande” acontecem nos dias 4 e 5 de outubro e propõe que jovens de 15 a 29 anos aprimorem habilidades empreendedoras  

 

CompazPO Conselho Municipal de Paz (Compaz), em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Londrina Pazeando e o Sebrae Londrina, realizam na próxima semana, na quarta (4) e quinta-feira (5), uma oficina do programa “Pense Grande”. A ação propõe o desenvolvimento do empreendedorismo social entre jovens de 15 a 29 anos.  As atividades serão realizadas com quatro turmas de 35 a 40 alunos, em quatro instituições de ensino diferentes. Na quarta-feira (4) será no Senai e no Colégio Estadual Benedita Rosa Rezende. Já na quinta, alunos do Instituto Federal do Paraná – IFPR e do Colégio Estadual Marcelino Champagnat participarão da oficina.

A metodologia aplicada durante a oficina consiste na sensibilização. No formato de um jogo de tabuleiro, no qual os participantes vivem diferentes personagens, os jovens são instigados a pensar em atitudes inovadoras para solucionar problemas do cotidiano, aprimorando suas habilidades de empreender. A duração das atividades é de 1 hora e 40 minutos.

O trabalho do programa “Pense Grande” em Londrina busca exercitar o empreendedorismo em prol da cultura de paz. Há 17 anos, o “Movimento pela Paz e Não-Violência” atua na cidade. O objetivo é promover a paz por meio de ações educativas, e a proposta do programa alinha-se com esta intenção, na construção de uma cultura de paz, como é proposto pela ONU e pela Unesco, desde 1999. “Existe uma campanha mundial de educação para a paz, que veio lá de Haia, no sentido de mobilizar instituições de todos os níveis, primário, secundário e superior, para que a educação seja para a paz”, explicou o secretário do Compaz, Luis Claudio Galhardi.

Sobre o tema empreendedorismo, Galhardi atentou para o fato de que não é apenas em nível empresarial. “Quando você qualifica para que seja em prol da cultura de paz, já está dando uma ideia de que o empreendedorismo deve ser usado para o bem da humanidade, dando um norte nesta educação”, completou o secretário.

“Pense Grande” – O programa é uma iniciativa da Fundação Telefônica – Vivo. O Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), instituição social sem fins lucrativos, é parceiro da Fundação Telefônica, colaborando na execução do projeto.

Outras datas da oficina serão abertas futuramente. Gestores e coordenadores de instituições de ensino que desejem levar a experiência para seus alunos, podem entrar em contato com Daniele Montenegro Conte, do Sebrae – Regional Norte, pelo telefone 3373-8000, ou pelo e-mail: DConte@pr.sebrae.com.br; com o secretário do Compaz, Luis Claudio Galhardi, pelo telefone: 9 9144-5276, ou pelo e-mail: paz@londrinapazeando.org.br.

Outras ações do Compaz – O Conselho Municipal de Paz também realizará na próxima semana, o 4º Manifesto pela Paz. O evento, organizado em parceria com o Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMCA), a Associação dos Moradores do Conjunto Milton Gavetti, entre outros apoiadores, acontecerá no sábado (7), das 8 às 12 horas. Será no Conjunto Milton Gavetti, região norte, na Avenida Vereador Rafael Lastra, 36, esquina com a Rua Patagônia.

Em comemoração ao Dia das Crianças, a intenção é conscientizar sobre a importância do desarmamento infantil. No local haverá brinquedos, pipoca e algodão doce Galhardi contou que a ação tem um simbolismo muito forte, pois haverá, inclusive, a presença de representantes do Exército e todos os participantes serão convidados a parar para assistir o momento em que será feita a destruição das armas de brinquedo. Em seguida, haverá o tradicional “Abraço pela Paz”.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos