Secretaria do Trabalho atende o trabalhador com deficiência no ‘Dia D’
Dezenas de trabalhadores passaram pela Secretaria em busca da reinserção no mercado de trabalho; dezenove empresas participaram do evento
A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) teve uma programação especial nesta sexta-feira (29). Os trabalhadores com deficiência foram até a SMTER e participaram do “Dia D”, uma iniciativa do Sistema Nacional de Emprego (Sine) na qual as empresas vão até o Sine para realizar o processo de seleção e a contratação exclusivamente do trabalhador com deficiência. Cerca de 150 vagas para mais de 30 funções diferentes foram ofertadas no “Dia D” e 19 empresas participaram do evento. A estimativa é de que, aproximadamente, 120 trabalhadores passaram pela SMTER durante o evento, o que resultou em 148 encaminhamentos.
O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, lembrou que a contratação do trabalhador com deficiência é uma obrigação legal das empresas com mais de 100 funcionários. “A legislação vigente preconiza que as empresas que têm essa quantidade de funcionários reservem um percentual das vagas para o trabalhador com deficiência. O ‘Dia D’ vem para proporcionar ao trabalhador e ao empregador esse tipo de contratação, que é legalmente exigido e socialmente necessário”, disse.
Na avaliação de Carreri o evento foi muito positivo. “No nosso balanço inicial já pudemos perceber um número expressivo de atendimentos e que tanto os trabalhadores quanto as empresas saíram satisfeitos. O empregador encontrou uma diversidade grande de mão de obra para selecionar o candidato que mais se encaixa no perfil da vaga e o trabalhador teve oportunidade de concorrer para diferentes funções em um mesmo ambiente. Na próxima semana iremos contabilizar os dados e acompanhar os processos de seleção para vermos quantas contratações serão efetivadas a partir do ‘Dia D’.”
O trabalhador Marcos Kazuo participou do “Dia D”. Ele elogiou o formato e a estrutura do evento e aprovou a iniciativa. “Isso é ótimo. São muitas empresas, bastante vagas. Reunir todo esse aparato em um só local é bom porque permite encontrar muitas opções, reduz custo com transporte e também economiza nosso tempo, você já faz o processo na hora. Me interessei por algumas vagas, passei pelos guichês das empresas e estou otimista para conseguir uma delas. Acredito que dessa vez vai dar tudo certo”, afirmou.
Fotos: Vivian Honorato