Cidade

Alunos de escola municipal aprendem a arte de contar histórias

Projeto Pequenos Contadores é desenvolvido na Escola Municipal Cláudia Rizzi, na região norte

 

Alunos da Escola Municipal Cláudia Rizzi, na região norte, participam nesta quarta-feira (4) e quinta-feira (5), da culminância do projeto Pequenos Contadores. A atividade é desenvolvida com as turmas de 3º ao 5º ano desde 2016, e tem como objetivo formar novos contadores de histórias. A unidade escolar fica localizada na Rua Ibraim Souhia, 320, no jardim Parati.

De acordo com a supervisora Waléria Pimenta Martins Silva, a ideia surgiu diante da dificuldade da escola conseguir um profissional contador de histórias para participar de atividades em comemoração ao Dia das Crianças, em 2015. “Na ocasião, percebemos que há uma grande demanda por essa atividade, mas poucos profissionais. Então decidimos formar alunos que também sejam contadores de histórias”, contou.

Participam do projeto Pequenos Contadores os alunos das turmas do 3º, 4º e 5º ano. Na culminância, os alunos deverão contar histórias para toda a escola. As performances vão acontecer na entrada e saída do período matutino, e também durante o intervalo.

Waléria explicou que neste ano os alunos selecionaram 21 livros durante o projeto. “É uma escolha feita por eles, por terem se identificado com aquela história. Além de desenvolver o hábito de leitura, observamos melhora no comportamento dos alunos indisciplinados, e eles apresentam mais concentração e interesse”, frisou.

A supervisora afirmou ainda que as atividades de contação de histórias são desenvolvidas pela professora Claudineia Marques de Souza como parte do projeto Palavras Andantes. “Em um período de 60 minutos, toda semana, os alunos aprendem as técnicas para contar histórias. E eles têm gostado muito de participar. Inclusive, no show de talentos que realizamos no último ano, tivemos crianças que se inscreveram como contadores de histórias”, comemorou.

A atividade faz parte da Semana da Leitura, comemorada em diversas unidades escolares da rede municipal.

Palavras Andantes – O projeto existe desde 2002 em Londrina, e está baseado em quatro eixos centrais: estímulo à leitura, dada por meio da contação de histórias; política de compras de livros, incentivo ao empréstimo de livros e organização pedagógica das bibliotecas escolares de modo que sejam atrativas para os alunos. Em 2008, recebeu a premiação do Viva Leitura, do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação, do governo federal.

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