Destaques

Sema promove atividades educativas para comemorar o Dia dos Animais

dia.animais.foto SEMA.P

Haverá palestras sobre animais silvestres e um passeio de observação de aves no Parque Arthur Thomas

 

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), Universidade Estadual de Londrina (UEL), ONG MAE e Defesa Civil, promovem nos próximos dias ações educativas para celebrar o Dia dos Animais, comemorado nesta quarta-feira (4). A programação terá palestras de conscientização e um passeio no Parque Arthur Thomas, voltados para cerca de 80 alunos de duas escolas de Londrina, uma municipal e outra estadual, além dos profissionais das instituições envolvidas na organização.

A agenda tem início na quarta-feira (4) com a palestra “Animais silvestres em área urbana: como lidar?”, ministrada pelos biólogos Nick Tramontina Narezzi e Mariana Lorenzo, ambos mestrandos do Programa de Pós-Graduação de Ciências Biológicas da UEL. Será das 14 às 15h30, no Centro de Educação Ambiental do Parque Arthur Thomas, localizado na Rua da Natureza, 155, Jardim Piza.

Na oportunidade, os profissionais darão informações sobre a diversidade de animais e vão orientar os participantes sobre como eles devem proceder ao se deparar com situações onde espécies silvestres estejam em locais urbanos. O público-alvo são os funcionários e estagiários da Sema, da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, entre outros órgãos interessados.

Para a secretária municipal do Ambiente, Roberta Queiroz, o foco das abordagens é sensibilizar a comunidade sobre a importância ecológica que os animais representam para o ecossistema. “A ideia é trazer à tona as questões ligadas à preservação do meio ambiente e conscientizar as pessoas sobre a convivência com diferentes espécies de animais, principalmente no âmbito urbano, e reforçar a educação nesse sentido. Além de aproveitar as datas comemorativas do calendário, queremos dar mais visibilidade às ações que já são desenvolvidas durante o ano alcançando diferentes tipos de público”, destacou.

A gerente de Educação Ambiental da Sema, Cristina da Silva Borba, enfatizou que as atividades voltadas para a conscientização sobre os animais e o meio ambiente, especialmente envolvendo crianças e adolescentes, são relevantes para que as pessoas tenham mais respeito com a natureza e a diversidade que a compõe. “O objetivo é levar informação e conhecimento, reforçando a importância dos animais para o planeta e a prática da educação ambiental, que deve ser trabalhada permanentemente”, comentou.

Passeio – As ações prosseguem na quinta-feira (5), quando haverá um passeio de observação de aves no Parque Arthur Thomas, das 8 às 11 horas, em comemoração ao Dia das Aves, celebrado neste dia. Aproximadamente 20 alunos do 3º ano do curso técnico de Meio Ambiente Integrado, do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, realizarão o passeio que será conduzido pelo biólogo e integrante da ONG MAE, Renan Campos de Oliveira.

O biólogo, que há cerca de 10 anos trabalha com foco de pesquisa direcionado às aves, fará a trilha do parque com os estudantes e mostrará a eles a imensa quantidade de aves que habitam aquele ambiente. “O parque municipal tem uma diversidade de, pelo menos, 200 espécies de aves e o passeio será uma oportunidade para que os alunos conheçam esses animais e sua importância para a natureza. O ser humano só protege aquilo que conhece, então a intenção da atividade é educar e conscientizar os participantes, apresentando diferentes espécies de aves e mostrando que temos uma riqueza grande de animais em nossa cidade, em um espaço próximo e localizado na área urbana”, destacou Oliveira.

O encerramento das atividades será na sexta-feira (6), das 14 às 15h30, com a palestra “Os animais silvestres”, realizada para cerca de 60 alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Dr. Carlos da Costa Branco e seus professores. A unidade fica na Avenida Paris, 515, Jardim Piza, próxima ao Parque Arthur Thomas. A condução da atividade ficará por conta dos biólogos Jorge Akira Oyama, da Sema, e Fábio Seidi, da Defesa Civil. As crianças receberão informações sobre diferentes espécies silvestres e recomendações para o caso de encontrá-los em espaços da área urbana.

Agendamentos – As escolas que desejarem agendar um horário para a visitação com os alunos ao Parque Arthur Thomas podem entrar em contato com o setor de Educação Ambiental da Sema, pelo telefone (43) 3372-4769, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, ou pelo e-mail:  educacao.ambiental@londrina.pr.gov.br

 

Foto: Renan Oliveira

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos