Agentes de endemias reforçam trabalhos educativos e combate à dengue
Durante a manhã de sábado (7), agentes participarão de carreata com triciclos pela cidade. Ponto de encerramento da ação será na Praça Tomi Nakagawa
Para reforçar os trabalhos educativos e de combate ao mosquito transmissor da dengue, nesta quinta-feira (5), a partir das 13 horas, os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, estarão na empresa de transporte Jamef, localizada na Rua Joana Rodrigues Jondrau, 250, no bairro Cilo II.
Aproximadamente 20 pessoas vão participar de uma palestra sobre os meios de prevenção, transmissão, diagnóstico e combate à dengue. Isso porque, durante cerca de 1 hora, os profissionais da saúde falarão sobre a importância de não deixar objetos que podem acumular água parada expostos ao tempo.
Eles também darão dicas de como acondicionar corretamente o lixo em sacos plásticos fechados, colocar areia até a borda dos pratos de flores e plantas, remover folhas de calhas e bueiros, limpar potes e bebedouros de animais, manter sempre tampadas as caixas d’água e tonéis, além de não jogar lixo e materiais recicláveis em terrenos baldios.
O mesmo será feito para os funcionários da construtora do condomínio Spázio Lyons, que fica na Rua Angelina Ricci Vezozzo. Pois, na sexta-feira (6), às 7 horas, os profissionais vão até lá conversar com os colaboradores sobre a acumulação de resíduos de obras como tijolos, baldes, pedaços de azulejos, lonas e outros materiais que acumulam água e podem ser criadouros do mosquito.
Já no sábado (7), das 9h às 11h30, será realizada a carreata com triciclos e motos contra o Aedes Aegypti. O ponto de encontro será no Cemitério Municipal Padre Anchieta, localizado na Rua Rútilo, 200, no Jardim Ideal. Ao todo, cerca de 40 motoqueiros participarão da ação da Secretaria de Saúde.
A carreata passará pelas ruas Ametista, Santa Mônica, Pingo D´Água, Limeira, Groselha, Ernesto Galvani dos Santos, Mangaba, Caquizeiros, Goiabeiras, Laranjeiras, Avenida Theodoro Victorelli, Avenida Leste/Oeste, Rua Sergipe, Minas Gerais, Alameda Miguel Blasi, Professor João Candido, finalizando na Leste Oeste com a Rua Minas Gerais, na Praça Tomi Nakagawa.
A carreata tem como parceiros a Associação dos Aposentados, que levará um carro de som, representante de bairro do Jardim Leonor, o Barak Trike Club, Condors Estradeiros, Legendários da Cruz, Triciclistas sem destino, Liberdade, Esquadrão, Guerreiras Brasil, Associação de Estudantes, Companhia Municipal Trânsito e Urbanização (CMTU), Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Ambiente (Sema).
Números da dengue – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (4), o relatório semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 2.735 notificações relacionadas à doença. Deste total, 32 casos foram confirmados e 2.326 descartados. Outros 377 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.