Caapsml participa de evento sobre gestão de recursos para previdência social
Representantes de 25 municípios participam das palestras com o objetivo de capacitar gestores e servidores do Regime Próprio de Previdência Social
O superintendente da Caixa de Assistência e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml), Marcos Urbaneja, e servidores que integram o Comitê de Investimento do órgão participam, nesta sexta-feira (6), no hotel Londri Star, das atividades do Workshop Financeiro realizado pela Associação Paranaense de Entidades Previdenciárias do Estado e dos Municípios (Apeprev). Sediado em Londrina, o evento começará às 8h30 e durante todo o dia serão realizadas diversas palestras com diferentes abordagens sobre questões ligadas à gestão de recursos financeiros para previdência social. As inscrições, gratuitas e limitadas, podem ser feitas pelo e-mail eventos@apeprev.com.br. O hotel Londri Star fica na Avenida Celso Garcia Cid, 3.225.
Representantes de 25 municípios da região participam do encontro que tem como objetivo promover a capacitação de gestores, servidores e conselheiros do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e fortalecer os debates sobre as políticas de investimento no setor previdenciário. Atualmente, a Caapsml integra o quadro da Apeprev representando a vice-presidência. A realização de cursos e eventos de atualização sobre previdência para a orientação aos municípios segue uma recomendação federal da Secretaria de Previdência Social, ligada ao Ministério da Fazenda.
Segundo Marcos Urbaneja, o evento tem como finalidade oferecer suporte e promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre os municípios, para que cada um deles possa implantar e formatar suas políticas de investimento previdenciário e alcançar as metas atuariais. “Este é um setor que necessita de constante atualização e, em um cenário econômico atual de incertezas e instabilidade, é comum que existam dificuldades no processo de formulação das políticas voltadas à previdência. A aquisição de conhecimentos é muito importante, pois é através dessas políticas que ocorre o processo de rentabilização de ativos patrimoniais do RPPS, devendo primar sempre pela segurança e enquadramento às normas estabelecidas”, afirmou.
A primeira palestra do evento, às 8h30, traz o tema “Cenário Econômico e Impactos na Alteração da Resolução 3922/2010” e será ministrada por Leonardo José Rolim Guimarães. Ele é consultor de Orçamento da Câmara dos Deputados nas áreas de Previdência, Trabalho e Assistência Social e ex-secretário de Políticas de Previdência Social e ex-presidente do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social.
Programação
9h30 – Palestra “A Indústria de Fundos de Investimentos para RPPS e Cenário
Palestrante: Bridge Trust
10h30 – Intervalo
11h – Palestra “Aspectos Relevantes dos Títulos Públicos”
Palestrante: Caixa Econômica Federal
12h – Intervalo – almoço
13h30 – Palestra “Cenário de Fundo de Ações”
Palestrante: Az Legan
14h30 – Palestra “Política de Investimentos” – Parte 1
Palestrante: Crédito e Mercado
15h30 – Intervalo – Coffee
16h – Palestra “Política de Investimentos – Parte 2
Palestrante: Crédito e Mercado
17h – Encerramento
Foto: Ilustração