Acesf faz mutirões de limpeza nos cemitérios São Pedro e João XXIII
Serviços são feitos em parceria com o Patronato Penitenciário de Londrina; haverá recolhimento de entulhos e a eliminação de focos de dengue
A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) realiza neste sábado (7), das 9 às 13 horas, dois mutirões de limpeza atendendo simultaneamente os cemitérios municipais São Pedro e João XXIII, que ficam na região central. A ação será desenvolvida pela equipe da Acesf, que participará com cinco servidores ao todo, em parceria com o Patronato Penitenciário de Londrina, que cederá cerca de dez pessoas para compor a mão de obra.
A condução dos serviços ficará por conta do coordenador da Divisão de Cemitérios da Acesf, Francisco Lucena Martins, que é responsável por organizar as equipes de trabalho do Patronato nos mutirões que são realizados em todas as regiões de Londrina.
O superintendente da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), Douglas Pereira (Tio Douglas), informou que os dois cemitérios receberão trabalhos como limpeza dos espaços internos, recolhimento de entulhos e materiais, e a eliminação de possíveis criadouros e focos de dengue.
Tio Douglas frisou ainda que as atividades fazem parte da série de mutirões que a Acesf já vem realizando desde o início deste ano, contemplando cemitérios municipais e capelas mortuárias de Londrina e dos distritos rurais. “É importante ter o cuidado com a limpeza dos espaços e também para a prevenção e diminuição do risco de proliferação do mosquito da dengue nesses locais”, afirmou.
Parceria – Desde o início de 2017, o Patronato Penitenciário de Londrina já participou de cerca de 40 ações realizadas pela Acesf. Por meio da parceria, o órgão público conta, em média, com 60 homens e 10 mulheres a mais para os trabalhos que desenvolve. São pessoas que estão em alternativas penais, tendo como contrapartida a redução da pena.
Eles auxiliam os servidores públicos municipais em atividades de limpeza e manutenção dos cemitérios como a pintura de muros, varrição dos espaços e recolhimento de entulhos.
Atualmente, a Acesf conta com a mão de obra de cerca de 130 pessoas por meio dessa parceria, que tem como objetivo ampliar o alcance das ações e otimizar os serviços em cemitérios e capelas do município, além de colaborar para a ressocialização de muitos cidadãos e cidadãs. A renovação do convênio acontece a cada dois anos a critério das instituições. A última ocorreu em junho deste ano.
Foto: Arquivo




