Saúde intensifica campanha de vacinação contra a dengue
Município está orientando o público de 15 a 27 anos a procurar as doses da vacina; haverá atendimento no Calçadão nesta sexta (13) e sábado (14)
A população jovem de Londrina, com idade entre 15 e 27 anos, que ainda não se vacinou contra a dengue poderá ir até o posto fixo de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde localizado no Calçadão de Londrina nesta sexta-feira (13) e sábado (14), das 9 às 17 horas, para receber a dose da vacina tetravalente. A barraca está instalada em frente à agência do Banco do Brasil e funcionará, de segunda a sábado, neste mesmo horário, até o final da campanha de vacinação contra a dengue, que teve início no dia 20 de setembro e encerra em 27 de outubro. Esta é a terceira etapa da campanha em Londrina, que tem como objetivo dar sequência ao esquema de vacinação para quem já tomou a primeira ou a segunda dose nas etapas anteriores.
Desde o começo da campanha até o momento, foram vacinadas 15.332 pessoas contra a dengue na cidade. Isso representa 25% da cobertura total prevista pelo Município, que busca alcançar a meta de aplicar 66.900 doses tetravalente contra a dengue. Do público total já vacinado, 7.369 pessoas receberam a vacina referente à segunda dose e 7.963 relativas à terceira dose, o equivalente a 20,8% e 30,9% da cobertura total, respectivamente.
A coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, ressaltou que a procura pela vacina ainda tem sido baixa até o momento, mesmo com todos os esforços que o Município vem realizando para ofertar a vacina ao público jovem em todas as regiões da cidade, envolvendo ações em universidades, empresas, colégios estaduais e particulares, no Calçadão e outros estabelecimentos. “Estamos buscando imunizar o máximo de pessoas possível dentro da faixa etária da campanha. Todo o empenho está sendo feito mas, ainda assim, a adesão está aquém do desejado. É importante que os jovens tenham mais atenção com a saúde e procurem o ponto mais próximo para receberem a vacina e se imunizarem”, salientou.
Além da vacinação nas unidades básicas de saúde e das ações externas, Sônia informou que também está ocorrendo o trabalho de busca ativa com visitas domiciliares nas áreas de abrangência para intensificar o alcance. “A ideia é fazer mais ações de busca após o início do horário de verão, aproveitando o período noturno quando ainda estiver claro. Também há a previsão de que algumas universidades, que tiveram baixa adesão, sejam visitadas novamente para podermos vacinar ainda mais pessoas”, contou.
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do munícipio estão abertas durante todo o mês para receber os cidadãos da faixa etária preconizada e realizar as vacinas. A exceção será nesta quinta-feira (12), feriado nacional do Dia das Crianças, e sexta-feira (13), quando as unidades estarão fechadas. Os adolescentes e jovens que desejam se proteger contra a dengue devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Elas permanecem abertas das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. A vacina é gratuita, bastando apenas apresentar um documento de identificação com foto (RG).
Dia D – No dia 21 de outubro (sábado), todas as UBSs da área urbana de Londrina estarão abertas em horário especial, das 8 às 17 horas, para realizar o “Dia D” de vacinação contra a dengue ao público de 15 a 27 anos de idade. No mesmo dia, as unidades também terão uma ação ampliada da campanha Outubro Rosa para reforçar a realização de exames de coleta preventiva de câncer uterino e agendamento de exame clínico de mamas.
Sobre a vacina – As doses da vacina contra a dengue são fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A vacina foi produzida por uma empresa francesa e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após 20 anos de pesquisas. A tetravalente contra a dengue protege contra quatro subtipos virais da doença.
A imunização é considerada completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela não é recomendada às gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e em tratamento com corticóides em dosagens elevadas e prolongadas.
Números da dengue – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (11), o relatório semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 2.809 notificações relacionadas à doença. Deste total, 32 casos foram confirmados e 2.400 descartados. Outros 377 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.