“Planejando uma Londrina Rural, Sustentável e Solidária” é tema de conferência
A 8ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural está sendo realizada nesta quinta-feira (19), no auditório do Iapar
Foi aberta nesta quinta-feira (19), às 14 horas, a 8ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural “Planejando uma Londrina Rural, Sustentável e Solidária”. Realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), a conferência contempla palestras, discussão de propostas levantadas nas pré-conferências, bem como a atualização e revisão do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural. O encontro irá ocorrer até as 18 horas no auditório do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), e participam cerca de 60 pessoas.
Na abertura da conferência, o vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, João Mendonça, destacou que as parcerias entre produtores, entidades de ensino e pesquisa, poder público e iniciativa privada são essenciais para o desenvolvimento rural. “Vejo nesta conferência uma plateia muito representativa e significativa. Sabemos das dificuldades para atender os anseios da comunidade rural, mas é preciso ter esperança. Esse compromisso tem que continuar”, afirmou.
A presidente do CMDR, Lilian Azevedo Miranda, reforçou que a participação de todos, com atuação em conjunto, é necessária para que os objetivos sejam alcançados. “Todos têm esse objetivo de melhorar, em termos de qualidade e de oportunidade. E por meio desse corporativismo entre as empresas, os órgãos de pesquisa, o setor público e os produtores, é que nós vamos conseguir. Por isso acho tão importante a participação de todos aqui, hoje e nas próximas reuniões que vamos ter no CMDR”, frisou.
Na conferência, o chefe do Núcleo Regional de Londrina da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), Antonio Carlos Barreto, parabenizou os participantes e também as entidades que eles representam. “Por meio dessas conferência vamos elencar as políticas públicas municipais e estaduais. E é de fundamental importância a participação de todos, para decidir qual a melhor decisão a ser tomada. Em grupo, resolveremos as questões com muito mais facilidade do que individualmente”, apontou.
Após a apresentação da mesa de autoridades, teve início a palestra com o engenheiro agrônomo e gerente interino do Instituto Emater Londrina, Joaquim Serra Badia. Na palestra, ele destacou que o papel dos conselhos é analisar e provocar propostas, buscando o equilíbrio entre o social, econômico e o ambiental.
Badia apresentou também alguns dados sobre a área rural de Londrina, com base em dados oficiais como o Censo Agropecuário de 2006. “Londrina, em 2010, contava com cerca de 506 mil habitantes. Sabemos que este número cresceu, assim como a população de pequenos agricultores, que hoje ocupam cerca de 11% da área total do município. Isso é muito bom, pois representa mais oportunidades de geração de renda, por meio de novos negócios”, citou.
Após a palestra, foi apresentada a sistematização das propostas eleitas durante as sete pré-conferências, realizadas no mês de setembro. Em seguida, teve início a eleição de novos membros do CMDR para a gestão 2019-2021, com participação dos delegados elencados nas pré-conferências. Ao todo, serão eleitos 21 membros para o conselho, sendo 14 representantes de organizações da sociedade civil e áreas técnicas, de pesquisa e extensão de desenvolvimento rural. Os demais sete representantes serão indicados pelo poder público.
A programação da conferência inclui ainda o debate e aprovação das propostas que irão auxiliar na composição da atualização do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural. No encerramento, serão apresentados os novos conselheiros eleitos.
Fotos: Vivian Honorato