Cidade

Escolas da rede municipal participam da Prova Brasil 2017

Até o dia 3 de novembro, 5.473 alunos fazem a prova, que abrange as áreas de matemática e língua portuguesa

 

Começou na última segunda-feira (23) e segue até o dia 3 de novembro a aplicação da Prova Brasil 2017, nas escolas municipais de Londrina. A avaliação é feita com 5.473 alunos de 5º ano, de todas as unidades escolares do município, que têm turmas de, no mínimo, 20 alunos por sala. A prova é composta por questões objetivas, que abrangem as áreas de matemática e língua portuguesa e é aplicada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC). As escolas são informadas pelo MEC sobre os dias e horários, bem como toda a logística de aplicação da prova.

A assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Mariângela Bianchini, explicou que a Prova Brasil é feita pelo Governo Federal, como uma forma de acompanhar o desenvolvimento da rede. Ela contou que o desempenho das escolas municipais na Prova Brasil soma-se à Avaliação Sistêmica Municipal, realizada anualmente pela SME, como mais um índice de diagnóstico da qualidade do ensino.

O desempenho dos alunos na Prova Brasil, que é aplicada a cada dois anos, é um dos critérios utilizados para determinar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Além das médias na avaliação, o fluxo escolar também é usado para obter a média. O Ideb é um indicador nacional, formulado com o intuito de medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Os resultados obtidos são categorizados por estados, municípios e escolas, que compõem um ranking nacional. Londrina obteve na última avaliação, em 2015, média 6.5, acima do que foi estipulado pelo MEC como a meta para o município, de 5.9, em uma escala de zero a dez. A assessora pedagógica da SME relatou que o desempenho das escolas municipais vem crescendo. “Londrina está acima da média. Nós ainda podemos melhorar, mas nós estamos satisfeitos com o resultado da nossa região”, ressaltou.

Para 2017, em Londrina, a meta projetada pelo MEC para o resultado do Ideb é de 6.2. Na última medição, a unidade escolar que obteve melhor resultado no município foi a Escola Municipal Neman Sahyum, com média de 8.2, ficando em 5º lugar entre as melhores do Paraná.

Avaliação Sistêmica Municipal – Em nível municipal, a SME estabelece um instrumento de avaliação anual do ensino oferecido nas unidades escolares. Consiste na realização de uma prova com questões objetivas e abertas, que, além de matemática e língua portuguesa, inclui também a produção texto.

A avaliação é aplicada a todos os estudantes, do 1º ao 5º ano das escolas municipais, com a intenção de promover um diagnóstico da rede. A partir dos resultados, são traçadas estratégias e ações pedagógicas no sentido de melhorar a qualidade do ensino. Em 2017, a Avaliação Sistêmica Municipal foi realizada no primeiro semestre, em junho, com aproximadamente 27 mil alunos, do Ensino Fundamental, de todas as 86 escolas municipais da cidade. Aliada à Prova Brasil e ao Ideb, se constitui como mais um indicador que permite detectar o nível de aprendizagem dos alunos.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos