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Secretaria do Trabalho inicia a confecção da carteira de trabalho

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Trabalhador pode agendar seu horário pelo site www.londrina.pr.gov.br/trabalho; previsão é confeccionar 500 carteiras por mês

 

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, participou na manhã de hoje(30), da solenidade de lançamento da confecção da carteira profissional de trabalho que passará a ser feita, a partir de amanhã(31), na Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), na Rua Pernambuco, 162. Atualmente, o procedimento é realizado apenas na Delegacia do Trabalho.

carteira.de.trabalho.V2A previsão inicial é de que sejam confeccionadas cerca de 500 carteiras profissionais por mês na SMTER. O agendamento do horário de atendimento para a emissão da carteira deve ser feito pelo site www.londrina.pr.gov.br/trabalho, no botão Carteira de Trabalho. O sistema já está disponível para realização do agendamento. A Secretaria do Trabalho fica na Rua Pernambuco, 162.

Na solenidade, o prefeito agradeceu o empenho de todos os envolvidos no processo de confecção da carteira. “Obrigado a toda equipe do Ministério do Trabalho, a nossa Secretaria do Trabalho, ao Elzo que tem sido um batalhador e enfrentado todas as dificuldades para desenvolver esse trabalho. Hoje são 2.700 pessoas na fila para fazer carteira. Temos pessoas de Londrina que vão para o interior de São Paulo porque aqui não conseguem emitir a carteira e acabavam perdendo as oportunidades de emprego. A Prefeitura vem para auxiliar nesse procedimento e não será mais por questões burocráticas que o londrinense irá deixar passar as oportunidades”, afirmou.

Para o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, o serviço trará um benefício muito grande para a cidade. “Temos a convicção que podemos colaborar muito para a cidade com a prestação desse serviço. Iremos diminuir as filas da emissão da carteira, agilizar o processo para o cidadão que precisa do documento e realizar na Secretaria mais um serviço essencial para a vida funcional do trabalhador.  Hoje atuamos na intermediação da mão de obra e na habilitação do seguro-desemprego. Vamos reunir os serviços fundamentais em um só local, facilitando a orientação e a prestação do serviço em si”, explicou.

carteira.de.trabalho.V3O secretário disse também que a perspectiva é de que a previsão inicial de emissão de carteira seja amplamente superada dentro de uns meses. “Com a experiência que será adquirida pelos nossos funcionários com a produção diária, somada a uma ampliação no quadro de servidores que é necessária na Secretaria, poderemos chegar a dobrar essa previsão e emitir cerca de mil carteiras por mês. Essas adequações funcionais levam um tempo, mas estamos nos movimentando para que ela aconteça”, pontuou Carreri.

O deputado federal, Alex Canziani, parabenizou a administração pelo empenho na busca por soluções para os problemas de Londrina. “Desde o início do mandato temos visto a Prefeitura preocupada em solucionar as questões da cidade. A carteira de trabalho é uma delas. Viabilizamos o evento para a assinatura do convênio e agora estamos celebrando o início desse serviço. É de maneira conjunta que vamos construindo as soluções para atender as demandas da nossa cidade”, frisou.

O gerente regional do Trabalho, Dorival Arantes, lembrou do que foi necessário para que a confecção da carteira começasse. “Estamos há quatro anos tentando iniciar esse serviço de emissão de carteira via agência do trabalhador. São quatro anos lutando para que isso acontecesse. Esse momento é muito importante para cidade. Obrigado à Prefeitura como um todo e agradeço na pessoa do Elzo, que não mediu esforços para que isso ocorresse, assim como toda a equipe da Secretaria”, ressaltou.

carteira.de.trabalho.V4Procedimento para emissão – O primeiro passo é o agendamento no site www.londrina.pr.gov.br/trabalho, a partir disso o trabalhador deve comparecer no horário previamente agendado com os documentos pessoais. Para a confecção da carteira profissional o trabalhador deve levar os seguintes documentos: CPF, carteira de identidade (RG), comprovante de residência com o CEP, certidão do cartório conforme o estado civil, ou seja, a certidão de nascimento para os solteiros; a de casamento para os casados; a de casamento com averbação de separação ou  divórcio para os separados; e a certidão de óbito ou de casamento com anotação de óbito para os viúvos.

Para os que precisam fazer a segunda via do documento são duas situações distintas. A continuação, quando a carteira de trabalho foi totalmente preenchida, e quando há extravio ou furto/roubo. No caso da continuação, basta apresentar a carteira de trabalha antiga junto como restante dos documentos. No segundo caso é preciso apresentar o boletim de ocorrência e um documento que comprove o número da carteira de trabalho anterior, além dos documentos pessoais.

O número da carteira anterior pode ser comprovado com os seguintes documentos: a cópia da ficha de registro de empregado da empresa na qual presta serviço devidamente carimbada com o CNPJ da empresa; o termo de rescisão do contrato de trabalho homologado; ou o requerimento do seguro-desemprego. Quem não tiver nenhum desses documentos pode ainda imprimir o extrato do FGTS com o número e a série da carteira de trabalho no site www.fgts.gov.br.

 

Fotos: Vivian Honorato

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