Acesf orienta visitantes para o Feriado de Finados
População poderá utilizar excepcionalmente esta quarta-feira (1º) para limpeza dos jazigos; nesta quinta-feira (2), as missas acontecerão às 9 horas
População poderá utilizar excepcionalmente esta quarta-feira (1º) para limpeza dos jazigos; nesta quinta-feira (2), as missas acontecerão às 9 horas
Para que o Feriado de Finados transcorra normalmente nesta quinta-feira (2), a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) orienta os cidadãos. Excepcionalmente nesta quarta-feira (1º), devido aos ventos fortes e chuvas dos últimos dias, a Autarquia liberou os mutuários para fazerem a limpeza dos jazigos. Eles têm até às 18 horas de hoje para terminar o serviço. Trabalhos de limpeza e obras poderão ser retomados somente na sexta-feira (3).
“Como choveu forte e ventou muito, os jazigos ficaram com muitas folhas em cima, por esse motivo estamos liberando excepcionalmente a limpeza desses espaços. Os mutuários que desejarem podem ir aos cemitérios e fazer a limpeza. Amanhã isso não será permitido. A intenção é que todos possam prestar homenagens aos seus entes e amigos queridos”, disse superintendente da Acesf, Douglas Pereira (Tio Douglas).
Durante o Feriado de Finados, os 13 cemitérios municipais estarão abertos das 8h às 18h e o trânsito no entorno será organizado pelos agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Os visitantes estão proibidos de adentrar aos cemitérios com vasos de flores artificiais ou embalagens plásticas de flores e velas. As flores naturais estão permitidas, desde que sem a embalagem plástica, conforme dita a resolução municipal nº 1/2011. Objetos que podem acumular água parada e ajudar na proliferação do mosquito da dengue também não poderão ser deixados sob os jazigos.
A intenção é que os cemitérios não sejam pontos críticos para a proliferação do Aedes aegypti, na cidade. Pensando nisso, os agentes municipais de endemias preparam uma cartilha informativa que será entregue aos visitantes. Nela estão contidas informações sobre as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento da dengue, assim como os cuidados necessários com escorpiões.
A expectativa é que cerca de 120 mil pessoas visitem os cemitérios. Para atendê-las da melhor forma possível, a Acesf disponibilizará todo seu quadro de funcionários, ou seja, 90 servidores. Eles estarão nos cemitérios tirando as dúvidas da população e as orientando a encontrar os jazigos. Outros 80 atiradores do Tiro de Guerra (TG) estarão nos locais para ajudar.
Horário das missas – No dia 2 de novembro, os Cemitérios Municipais São Pedro, João XXIII, Padre Anchieta, Jardim da Saudade e São Paulo receberão missas, às 9 horas. Na zona rural, os visitantes do Cemitério Municipal de Lerroville poderão assistir à missa às 9 horas, na Capela Mortuária do distrito.
Na entrada dos cemitérios da área urbana estarão presentes também os Vicentinos, com o objetivo de conversar com a população e conseguir ajuda por meio da doação de alimentos, que serão destinados ao Asilo São Vicente de Paulo. Eles estarão nos cemitérios das 8 às 18 horas.
Pesquisa de Satisfação – No feriado (2), servidores da Acesf estarão em todos os cemitérios municipais, da área urbana e área rural, realizando a pesquisa anual de satisfação da Autarquia. Os agentes estarão identificados com coletes azuis, na entrada de cada cemitério.
A pesquisa oferece para a população a oportunidade de avaliar as capelas mortuárias e os cemitérios urbanos e distritais, e também apontar sugestões para utilização dos recursos obtidos por meio da Taxa de Manutenção de Cemitérios. O formulário também está disponível na página da Acesf no Portal da Prefeitura, acesf.londrina.pr.gov.br.
Obras e Reformas – Na segunda-feira (30), encerrou o prazo para a retirada da licença para obras e melhorias nos jazigos. Cerca de 2 mil mutuários buscaram a Acesf para obter tal liberação. Durante os dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro, ficou proibido aos mutuários realizar obras de reforma ou de pintura. A liberação volta a valer nesta sexta-feira (3). Nesta quarta-feira (1º), véspera do Dia de Finados, apenas será permitida a limpeza dos jazigos até as 18h. Londrina atualmente conta com 33 mil mutuários.