SEMA recebe denúncias de maus-tratos a animais
A denúncia pode ser feita, anonimamente, pelo telefone (43) 3372-4770
A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) tem recebido, desde agosto deste ano, denúncias a respeito de maus-tratos a animais. A denúncia pode ser feita, anonimamente, pelo telefone (43) 3372-4770. Após receber a denúncia, uma equipe da SEMA vai até o local averiguar a situação.
Se a agressão for constatada, a Sema pode apreender o animal, assim como instrumentos utilizados para agredi-lo, além de aplicar uma multa ao proprietário e/ou agressor. Em casos muito graves, a denúncia é encaminhada à Polícia e ao Ministério Público. Os animais resgatados são encaminhados a depositários fiéis, como organizações não-governamentais parceiras. O trabalho é realizado em parceria com veterinários da diretoria de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A secretária municipal do Ambiente, Roberta Silveira Queiroz, ressaltou que é importante que a população se envolva e contribua com o serviço. “Trata-se de uma ação que nunca antes havia sido feita no município, e o objetivo é promover o cuidado coletivo e a guarda responsável de animais. É preciso que a população entenda que ter um animal não é simplesmente jogá-lo no fundo de um quintal, é ter atenção, zelo. É um processo educativo de posse consciente”, afirmou.
Desde quando o serviço foi implantado, a secretaria já recebeu cerca de 60 denúncias, especialmente de maus-tratos a animais domésticos, em sua maioria cães. Muitas dessas denúncias, porém, eram falsas, o que pode prejudicar a eficiência do trabalho do órgão, como frisou a secretária. “Verificamos que muitas dessas denúncias não tinham fundamento, então estamos trabalhando para criar um filtro interno com o objetivo de que esse serviço não acabe se tornando um canal de discussão e brigas entre vizinhos, por exemplo. Isso acaba criando um ônus, pois os fiscais que são direcionados para checar essas denúncias falsas poderiam estar trabalhando em algo de maior importância”, frisou.




