Cidade

SEMA recebe denúncias de maus-tratos a animais

A denúncia pode ser feita, anonimamente, pelo telefone (43) 3372-4770

 

abuso.animais.ILUSTRATIVA.PA Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) tem recebido, desde agosto deste ano, denúncias a respeito de maus-tratos a animais. A denúncia pode ser feita, anonimamente, pelo telefone (43) 3372-4770. Após receber a denúncia, uma equipe da SEMA vai até o local averiguar a situação.

Se a agressão for constatada, a Sema pode apreender o animal, assim como instrumentos utilizados para agredi-lo, além de aplicar uma multa ao proprietário e/ou agressor. Em casos muito graves, a denúncia é encaminhada à Polícia e ao Ministério Público. Os animais resgatados são encaminhados a depositários fiéis, como organizações não-governamentais parceiras. O trabalho é realizado em parceria com veterinários da diretoria de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A secretária municipal do Ambiente, Roberta Silveira Queiroz, ressaltou que é importante que a população se envolva e contribua com o serviço. “Trata-se de uma ação que nunca antes havia sido feita no município, e o objetivo é promover o cuidado coletivo e a guarda responsável de animais. É preciso que a população entenda que ter um animal não é simplesmente jogá-lo no fundo de um quintal, é ter atenção, zelo. É um processo educativo de posse consciente”, afirmou.

Desde quando o serviço foi implantado, a secretaria já recebeu cerca de 60 denúncias, especialmente de maus-tratos a animais domésticos, em sua maioria cães. Muitas dessas denúncias, porém, eram falsas, o que pode prejudicar a eficiência do trabalho do órgão, como frisou a secretária. “Verificamos que muitas dessas denúncias não tinham fundamento, então estamos trabalhando para criar um filtro interno com o objetivo de que esse serviço não acabe se tornando um canal de discussão e brigas entre vizinhos, por exemplo. Isso acaba criando um ônus, pois os fiscais que são direcionados para checar essas denúncias falsas poderiam estar trabalhando em algo de maior importância”, frisou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos