Endemias realiza exposição em parceria com escola municipal
Objetivo é conscientizar alunos e comunidade para evitar a proliferação do Aedes aegypti; Secretaria de Saúde divulgou números da dengue
Na próxima quarta-feira (8), das 8h30 às 11h30, a Coordenação de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, irá promover uma exposição de combate a endemias em parceria com a Escola Maria Irene Vicentini Theodoro.
Neste dia os alunos estarão participando de um mutirão de limpeza na nascente do córrego Tico-Tico, localizada no jardim Nova Conquista, região leste. A nascente fica próxima à escola, que fica na Rua Pitágoras, 130, jardim Eldorado.
Três agentes de endemias montarão uma exposição no local, com o ciclo do Aedes aegypti e mostruário do bicho barbeiro, caramujo africano e da esquistossomose. A ação contará com apoio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), para recolhimento do lixo.
Segundo a educadora em Endemias da pasta, Lucimara Vasconcelos, os agentes abordarão a comunidade para falar sobre como fazer o armazenamento correto do lixo e outros materiais que podem acumular água, servindo como criadouros para o mosquito, e também sobre as maneira de se proteger contra a picada de escorpiões.
“O objetivo da ação é conscientizar a população e estudantes sobre a importância de manter o lixo organizado, de maneira adequada, para evitar a proliferação do Aedes e, consequentemente, o aumento do número de pessoas com dengue e outras doenças”, explicou.
De acordo com a diretora da Escola Maria Irene Vicentini Theodoro, Deise Macedo Reis Cavalcanti, participarão da iniciativa 25 estudantes do 4º ano. “A ação faz parte do projeto ´Verde que te quero-quero: preservando o meio ambiente´, cujo objetivo é desenvolver práticas de conservação à natureza”, contou.
Unidades escolares, empresas e outras instituições que queiram levar as atividades educativas realizadas pela Coordenação de Endemias para seus estabelecimentos, podem entrar em contato por meio do 0800-400-1893, das 12 às 13h30, ou pelo e-mail educaendemias@saude.londrina.pr.gov.br. O mesmo telefone do Disque- dengue também recebe dúvidas e denúncias de possíveis focos do mosquito, das 8h às 14 horas, de segunda a sexta-feira.
Números da dengue – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (1), o relatório semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 3.102 notificações relacionadas à doença. Deste total, 34 casos foram confirmados e 2.590 descartados. Outros 478 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.




