Cidadão

Projeto “Palavras Andantes” promove capacitação para professores

Curso vai contar com a participação da escritora Ana Rapha Nunes; participarão 160 educadores da Rede Municipal de Ensino

 

O Projeto Bibliotecas Escolares “Palavras Andantes”, da Secretaria Municipal de Educação, promove a última formação do ano, dentro da capacitação realizada mensalmente para os professores que atuam nas bibliotecas escolares municipais. Será nesta quinta-feira (9), no Salão Social do SESC, na rua Fernando de Noronha, 1.616, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.

Neste dia, as palestras serão proferidas pela diretora das Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina, Leda Maria Araújo, e pela autora de livros infanto-juvenis, de Curitiba, Ana Rapha Nunes. O foco das palestras será na postura e repertório do contador de história, ou seja, como contar história, para realizar o fomento à leitura.

Segundo a coordenadora do projeto Palavras Andantes, Marcia Batista de Oliveira, participam mensalmente da formação um total de 160 professores da Rede Municipal de Ensino. “Os cursos ministrados para os professores têm contribuído muito para a prática de mediação de leitura e formação de leitores críticos”, destacou.

Os temas dos cursos promovidos pelo projeto são voltados a contação de histórias, mediação de leitura, literatura infanto-juvenil para a realização da Hora do Conto nas bibliotecas das escolas. Todas as unidades escolares contam com um professor contador de histórias que faz a mediação do livro e da leitura, incentivando o ato de ler de forma prazerosa.

Márcia ressaltou que o projeto tem proporcionado um grande volume de empréstimo de livros entre os alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais, onde ele é executado. Segundo ela, o brasileiro empresta, em média, quatro livros por ano e, nas escolas fundamentais da rede municipal de Londrina cada aluno empresta de quatro a cinco livros por mês. “Além de estimular que o livro chegue até as crianças, o projeto executa estas formações mensais, aos professores, que são fundamentais para que eles trabalhem temas diversificados, já que eles são os mediadores da leitura”, frisou.

Sobre o projeto – O “Palavras Andantes” está comemorando 15 anos de atividade. Ele baseia-se em quatro eixos centrais: estímulo à leitura, por meio da contação de histórias; incentivo ao empréstimo de livros; formação do professor e organização pedagógica das bibliotecas escolares.

O projeto recebeu, em 2008, do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação, do governo federal, o Prêmio Vivaleitura, que objetiva estimular, fomentar e reconhecer experiências que promovam a leitura. Atualmente, todas unidades escolares da rede municipal de ensino têm bibliotecas. Em todas elas há contação de histórias e empréstimo de livros todas as semanas. Cada biblioteca conta com um acervo composto por três a cinco mil livros.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos