Profissionais da saúde passam por capacitação para atendimento à gestante
Curso visa aprimorar os conhecimentos de médicos, enfermeiros e psicólogos da rede municipal de saúde
Os médicos, enfermeiros e psicólogos das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) interessados em aprimorar seus conhecimentos acerca do atendimento à gestante, poderão participar da capacitação sobre “Transtornos psíquicos na gestação”, oferecida pela Diretoria de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde. As inscrições estão abertas através da plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Prefeitura de Londrina (AVA).
Os participantes aprenderão mais sobre os transtornos psiquiátricos comuns na gestação e no puerpério, o uso de medicamentos psicotrópicos, sobre cefaleia e síndrome convulsiva na gestação e também sobre o manejo de transtornos psiquiátricos na gestação. Essas informações estão disponíveis no Manual de Cuidado no Pré-Natal e Puerpério na Atenção Primária em Saúde (APS), que visa promover o alinhamento técnico e a aquisição de novas habilidades frente à busca pela excelência no atendimento à população. Ele está disponível para download no site da Prefeitura, http://www1.londrina.pr.gov.br.
O curso será ministrado em duas turmas de 160 alunos cada. Todos os participantes receberão certificado e a capacitação é inteiramente gratuita. As aulas acontecerão nos dias 22 e 29 de novembro, das 7h às 13h30, no auditório da Universidade Norte do Paraná (Unopar), localizada na Rua Marselha, 183, no Jardim Piza, totalizando seis horas de curso por dia.
A intenção da Secretaria de Saúde é fortalecer a Atenção Primária à Saúde através da promoção da melhoria do acesso e garantia da equidade, continuidade e integralidade das ações e a coordenação do cuidado focado nas necessidades do cidadão. “A adesão tem sido grande, porque as capacitações oferecem aos profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde subsídios para melhorar o atendimento à gestante e à puérpera. Isso reduz o risco de agravo e complicações, pelo fato de termos profissionais mais qualificados para realizar o atendimento mais adequado a cada caso”, explicou a organizadora das atividades, Priscila Colmiran.
A atividade faz parte do curso de formação continuada dos profissionais da saúde aplicada mensalmente pela rede municipal de saúde. As primeiras turmas tiveram início em junho deste ano e as últimas serão finalizadas em março de 2018. Ao todo, já foram realizadas 10 capacitações sobre cinco temas diferentes.
Foto: Ilustrativa