Unidade de Saúde do Piza realiza trabalhos de conscientização sobre câncer
Ações incluem orientações sobre mudanças de hábito para uma vida saudável e cuidados para a prevenção dos vários tipos de câncer
Ações incluem orientações sobre mudanças de hábito para uma vida saudável e cuidados para a prevenção dos vários tipos de câncer
Na sexta-feira (10), às 8h50, os participantes do grupo de alongamento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Unidade Básica de Saúde do Piza/Roseira, vão receber orientações acerca da saúde do homem. A ação será depois das atividades físicas, na sede da Igreja O Brasil para Cristo, na Rua Lisboa, 121.
O educador físico do NASF, Adair dos Santos, abordará as mudanças de hábito para uma vida saudável, os cuidados para a prevenção dos vários tipos de câncer e a importância da realização de exames periódicos. Segundo ele, é importante que se aborde esses temas para que os homens tenham consciência da necessidade da prevenção e da realização de exames como Antígeno Prostático Específico (PSA), que é um exame de sangue usado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata.
“Trabalhamos em prol da prevenção das doenças. Fatores como o excesso de peso, tabagismo, alimentação errada, falta da prática de atividade física e rotina muito estressante afetam diretamente a saúde do homem. Por isso, precisamos abordar esse assunto”, disse Santos.
Os trabalhos de conscientização também já foram realizados no dia 1º de novembro com o grupo de caminhada realizado na Praça do Jardim Piza e devem ser repetidos até o final do mês. Além dessas ações, a Unidade Básica de Saúde realizará uma atividade na Avenida Inglaterra, entre as Ruas Finlândia e Estados Unidos. No dia 22 de novembro, das 8h30 às 11h30, os profissionais espalharão cartazes a cada 50 metros com perguntas referentes à saúde do homem. Eles questionarão os cidadãos sobre o fumo, a alimentação, a prática esportiva e os exames preventivos.
Ao chegar no semáforo eles receberão mais informações. A intenção é chamar a atenção dos motoristas de carros, ônibus e motos sobre os cuidados e atividades referentes ao Novembro Azul. “Queremos atingir o maior número de pessoas possível, para que exista uma mudança de comportamento e mais cuidados, não apenas no que se refere ao câncer de próstata, mas a todos os outros tipos”, finalizou Santos. A mesma ação será desenvolvida também no dia 23 de novembro, das 8h30 às 11h30, na Avenida Santos Dumond.