Carteiras emitidas na Secretaria do Trabalho começam a ser entregues
O primeiro passo para a emissão da carteira é o agendamento pelo site www.londrina.pr.gov.br/trabalho; documento deve ser retirado na rua Pernambuco, 162
A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) começou hoje (20) a entrega das primeiras carteiras de trabalho emitidas na SMTER. O procedimento começou a ser feito pela Secretaria no dia 31 de outubro e a expectativa é que sejam emitidas cerca de 500 carteiras por mês, com a capacidade de dobrar essa produção nos próximos meses. A emissão do documento antes era feita apenas na Delegacia do Trabalho e a fila de espera chega a 2.700 carteiras. Agora, todo o procedimento, desde o cadastro até a entrega pode ser feito na SMTER, que fica na rua Pernambuco, 162. O primeiro passo para a emissão da carteira é o agendamento pelo site www.londrina.pr.gov.br/trabalho.
A trabalhadora Claudete Fontes foi a primeira a buscar a sua carteira de trabalho na SMTER. Ela contou que a emissão da carteira foi fundamental na reinserção no mercado de trabalho. “Eu arrumei um emprego formal e precisava da segunda via da carteira para ser registrada. A Secretaria começar a fazer a carteira veio na hora certa, cheguei a ver em outras cidades para fazer o procedimento, mas a data mais próxima para ser atendido era em janeiro. Quando vi que a Secretaria começou a fazer eu agendei no mesmo dia. Fui atendida muito bem e muito rápido e já estou saindo com o documento. Foi ótimo, achei muito bom mesmo”, elogiou.
O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, ressaltou que todo o procedimento hoje gira em torno de 30 minutos. “O horário de agendamento neste início está de meia em meia hora. Com a nossa equipe tendo a experiência e aprendendo as nuances do processo, esse tempo deve ser reduzido para quinze minutos, o que por si só vai dobrar a capacidade de atendimento. Além disso, estamos trabalhando para ampliar o número de funcionários, o que vai melhorar e aumentar o atendimento de todos os nossos serviços, inclusive a emissão da carteira”, explicou.