4ª Semana Municipal de Transparência e Controle Social é realizada em Londrina
Discussão central será sobre a gestão eficiente dos gastos e a necessidade de uma auditoria nas contas das administrações públicas
Nesta segunda-feira (27), às 19 horas, será realizada a abertura oficial da 4ª Semana Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina, que trará, como discussão central, a gestão eficiente dos gastos e a necessidade de uma auditoria nas contas das administrações públicas. Será no auditório do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval), localizado na Rua Governador Parigot de Souza, 220, Jardim Petrópolis.
As atividades da Semana terminam amanhã, terça-feira (28), com a entrega do terceiro Prêmio Londrina Cidadania. São esperadas cerca de 200 pessoas, nos dois dias do evento, que é organizado pelo Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina (CMTCS) e conta com apoio da Ouvidora-Geral e Controladoria-Geral do Município. O objetivo é provocar a participação da sociedade para o exercício de controlar e fiscalizar onde e como está sendo gasto o dinheiro da população.
No sábado (25), foi realizada uma atividade, no Shopping Boulevard Londrina, a fim de convidar a comunidade a participar do evento e a buscar mais informações acerca do orçamento público. Segundo o presidente do CMTCS, Fabio Molin, houve abordagem da população, no centro comercial, com entrega de folderes. “Queremos que as pessoas passem a fiscalizar e a participar mais da administração pública, como agentes fiscalizadores”, apontou.
Para ele, quanto mais debate sobre o assunto puder ser levado à população, mais conhecimento e capacidade as pessoas terão para desempenhar a função de fiscalização. “A população não pode mais ficar sujeita à vontade dos políticos, e sim o contrário, ou seja, o povo tem que exercer seu papel como detentor do poder”, destacou.
Programação – Nesta segunda-feira (27), os participantes acompanharão uma palestra, ministrada pelo economista João Luis Abrantes Bertoli, com o tema “A dívida pública como prioridade no orçamento público e as consequências para a população”. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Bertoli é mestre em Economia pela mesma universidade e coordenador do Núcleo da Auditoria Cidadã do Norte de Santa Catarina.
Na terça-feira (28), a partir das 19 horas, também no auditório do Sincoval, o orçamento público, em relação a receitas e decisões sobre despesas, será o tema do debate “Desafios para o exercício do controle social”. Mais tarde, às 20 horas, haverá a entrega do 3º Prêmio Londrina de Cidadania, promovido pelo Observatório de Gestão Pública, com objetivo de reconhecer e incentivar a prática cidadã no município. Os representantes de cada projeto inscrito terão até 10 minutos cada para apresentar suas iniciativas ao corpo de jurados.