Projeto “Judô Caminho Suave” promove cerimônia de graduação
Trabalho do Nasf 7 conta com 43 crianças; solenidade será na sexta-feira (8)
Crianças participantes do projeto “Judô Caminho Suave”, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) 7, participarão de uma cerimônia de graduação e entrega de quimonos nesta sexta-feira (8). O evento será às 14h30 na Usina do Conhecimento, localizada na Avenida Claudete de Souza, 677, no Conjunto Parigot de Souza.
O projeto, que começou em março deste ano, atende 43 crianças de 7 a 11 anos, e é realizado através de parceria entre as secretarias de Saúde e Educação. O objetivo é incentivar a prática esportiva, além de estimular a disciplina. Entre os requisitos estabelecidos estão obtenção de notas acima de 7 e bom comportamento em casa, na escola e nas aulas de judô.
O projeto abrange as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Chefe Newton, Vivi Xavier e Parigot de Souza. Participam estudantes das escolas municipais Ignez Corso Andreazza, Jovita Kaiser, Moacyr Camargo Martins, Sonia Parreira Debei, Professor Juliano Stinghen e Cláudia Rizzi. As atividades acontecem em contraturno escolar, em espaço cedido pela Usina do Conhecimento, e as crianças têm acompanhamento de profissionais do Nasf, como psicólogo, fisioterapeuta e farmacêutico.
Na cerimônia, alunos aptos passarão da faixa branca (inicial) para a faixa cinza (a segunda). Os quimonos serão entregues àqueles que ainda não haviam recebido o traje em cerimônia realizada anteriormente, em junho. O coordenador do projeto e educador físico do Nasf, Wellington Berbel, destacou que o projeto busca juntar saúde e educação, em um acompanhamento que tem gerado resultados positivos, influenciando no comportamento e no desenvolvimento escolar.
Segundo o coordenador, os pais também passam por um acompanhamento. “O judô sozinho não é capaz de mudar o comportamento e a disciplina da criança, mas ajuda em conjunto com outros fatores, como contexto familiar, atenção, entre outros”, frisou Berbel.