Rede municipal de ensino elege novos gestores
140 diretores, que assumem no dia 1º de janeiro, deverão colocar em prática o plano de ação apresentado em etapa do processo seletivo
Foram realizadas ontem, quinta-feira (7), as eleições para os novos gestores das escolas municipais. Ao todo, 120 unidades, entre escolas municipais urbanas e rurais e centros municipais de educação infantil (CMEIs), participaram do processo seletivo promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME).
Dos 174 candidatos que concorreram ao pleito, foram eleitos 140 gestores, de 29 chapas, que exercerão o cargo de 1º de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2021. Escolas que atendem mais de 500 alunos e que têm três períodos, matutino, vespertino e noturno, puderam eleger chapas compostas por um gestor e um gestor auxiliar.
A SME iniciou o processo seletivo em 30 de agosto deste ano. Em 2017, os candidatos a gestores foram submetidos a uma etapa inédita de seleção. Para disputarem o cargo, os concorrentes tiveram de passar pela aprovação técnica de uma banca examinadora, com experiência em gestão escolar, por meio da arguição e apresentação de um plano de ação para a unidade escolar pretendida. Sobre o resultado da inclusão deste novo método, a assessora pedagógica da SME, Maringela Bianchini, afirmou ter sido positivo. “Achamos que foi bastante válido e interessante. É mais uma exigência que vem contribuir com a qualidade do gestor”, avaliou.
Os novos gestores deverão agora atuar no sentido de enfrentar desafios de rotina e a secretaria fará o acompanhamento da execução destes planos, dando o suporte necessário para que sejam colocados em prática no decorrer das novas gestões. “Os gestores devem administrar a comunidade escolar, trazer qualidade para a escola, no ambiente administrativo e financeiro. E, principalmente, colocar em prática o que propuseram no plano de ação”, destacou a assessora.
De acordo com a SME, a Escola Municipal do Campo Egídio Domingos Brunetto, localizada no Assentamento Eli Vive, no distrito de Lerroville, teve a eleição suspensa devido à forte chuva. A votação deverá ser concluída hoje (8).
Houve ainda uma escola que não teve candidato aprovado pela comunidade escolar. No total, nove unidades não elegeram gestores. Nestes casos, a escolha ficará por conta da secretaria. Os novos diretores serão indicados pela secretária de Educação, Maria Tereza de Moraes.
Em um balanço preliminar feito pelas unidades em relação à participação da comunidade escolar nas eleições, a SME informou que a maioria considerou ter sido um processo exitoso. Os números de votantes por escola, porcentagem de votos, entre outros dados, devem ser divulgados pela secretaria na próxima segunda-feira (11).
Os 140 candidatos eleitos participarão de uma cerimônia de posse, com a presença do prefeito Marcelo Belinati, que terá a data definida na próxima semana. A solenidade concluirá o processo de escolha de gestores das unidades escolares públicas municipais da rede.