Alunos de escola municipal entregam alimentos arrecadados em campanha
Ação na E.M. Professor Leônidas Sobriño Porto é em prol de Lucimara, que sofreu ataques após notícia falsa circular na internet
Estudantes da Escola Municipal Professor Leônidas Sobriño Porto, na região oeste da cidade, entregarão, nesta segunda-feira (11), alimentos arrecadados em campanha para Lucimara Aparecida Diniz. Ainda bebê, ela teve poliomielite, e há anos vive de pequenas doações que arrecada diariamente. A entrega será feita por dois alunos do 5º ano, junto à professora responsável, Elisandra Ventura de Andrade, às 14h30, em frente à agência do Banco do Brasil no Calçadão, onde Lucimara costuma ficar.
Durante o ano letivo, alunos do 5º ano da escola participaram do projeto Folha Cidadania, desenvolvido pelo jornal Folha de Londrina em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Ao longo do trabalho, os alunos foram incentivados a desenvolver a tolerância, a empatia, a compaixão e a resiliência, através do acompanhamento de assuntos abordados em diversos meios de comunicação, como mídia impressa, telejornais e internet.
A ideia para a ação surgiu entre os alunos do 5º ano C vespertino, após acompanharem a repercussão de uma notícia falsa que circulou nas redes sociais, envolvendo Lucimara. O texto, acompanhado da foto de uma mulher bastante parecida com ela na praia, sugeria que as doações não eram necessárias. “Os alunos ficaram imediatamente muito comovidos com esse caso, e decidiram em conjunto que a melhor maneira de ajudar seria através da arrecadação de alimentos não perecíveis”, contou a coordenadora pedagógica da escola, Andréa Pereira Cruz Ferreira.
A campanha, feita inicialmente apenas entre os alunos da turma, logo expandiu para toda a escola, que contribuiu também com a arrecadação de itens de higiene pessoal. “Essa ação mexeu com os alunos, os estimulou a desenvolver a tolerância, o respeito às diferenças, ao próximo, a se colocar no lugar do outro. Esse foi o principal legado”, destacou Andréa.




