Destaques

Prefeito recebe o Arcebispo de Londrina

Dom Geremias conversou com Marcelo Belinati durante a manhã e participou de uma reflexão religiosa sobre o período natalino

arcebispo.gabinete.V2

Na manhã desta sexta-feira (22), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, recebeu, em seu gabinete, o Arcebispo de Londrina, Geremias Steinmetz. Esta foi a primeira visita oficial do pároco desde sua posse no Município, em 12 de agosto deste ano. Em 12 de junho, o papa Papa Francisco nomeou-o Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Londrina.

Durante o encontro, as autoridades fizeram uma reflexão religiosa acerca do período natalino, com uma breve oração, e o prefeito apresentou a situação financeira da cidade, quando assumiu a administração em janeiro deste ano. Ele também falou sobre sua busca por recursos financeiros nas esferas governamentais estaduais e federais.

“O ano de 2017 foi difícil. Tínhamos uma previsão de déficit de R$ 120 milhões e um orçamento de quase R$ 900 milhões dado o momento econômico do nosso país. Ontem, obtivemos a resposta da Secretaria de Fazenda de que vamos conseguir terminar o ano dentro do orçamento fiscal. Isso é importante, porque a cidade, ao longo dos anos, perdeu sua capacidade de dar respostas em coisas pequenas e básicas e agora estamos arrumando a cidade para os próximos 10 anos”, ressaltou Marcelo.

arcebispo.gabinete.VPO prefeito apresentou ao arcebispo as ações positivas feitas, até o momento, nas mais diversas áreas como saúde, educação e obras. Entre elas, está a compra de 700 computadores para a informatização e interligação do sistema de saúde pública, a reforma de 30 Unidade Básicas de Saúde para 2018, construção da sede do SAMU e do Centro de Reabilitação para pessoas com deficiência, reforma da Maternidade Municipal de Londrina, reestruturação da malha asfáltica de Londrina, licitação para a compra de uniformes escolares para as crianças da rede municipal de ensino, melhorias na merenda escolar, construção de 1.300 unidades habitacionais, construção de seis novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), entre outras ações.

O arcebispo se mostrou positivo frente às expectativas que espera encontrar nos próximos meses, inclusive referentes à organização do 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que acontecerá de 23 a 28 de janeiro de 2018, em Londrina. “Minha expectativa é aproveitar as grandes oportunidades que Londrina oferece para nosso trabalho e para a igreja como um todo, aproveitando o bom relacionamento que se tem com a Prefeitura e com as autoridades estaduais e federais, para assim continuarmos prestando um serviço para a população”, disse Steinmetz.

Intereclesial das CEBs – A expectativa é que o encontro, que acontecerá em janeiro de 2018, reúna cerca de 4 mil pessoas do Brasil inteiro. Os participantes vão debater os Desafios no Mundo Urbano como, por exemplo, os relacionados à ecologia, moradia, mobilidade urbana, às políticas públicas, educação, saúde, entre outros. Vão participar os bispos das regionais do Brasil. A intenção é unir a fé às questões sociais como um todo.

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos