Parque Arthur Thomas recebe ônibus de projeto de educação ambiental
Visitantes podem conhecer o EcoExpresso Sanepar – Projeto do Rio ao Rio; abordagem lúdica destaca o tratamento da água e a preservação do meio ambiente
O Parque Municipal Arthur Thomas, na região sul de Londrina, está recebendo, nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18), atividades do ônibus EcoExpresso Sanepar – Projeto do Rio ao Rio. Das 13 às 18 horas, os visitantes que estiverem passando pelo parque poderão conhecer mais sobre este projeto, cuja finalidade é conscientizar os cidadãos sobre o tratamento e práticas de preservação da água. O serviço é gratuito e aberto a toda a comunidade. O ônibus estará no estacionamento da Sema, localizado logo na entrada do parque, que fica localizado na Rua da Natureza, 155, no Jardim Piza.
A ação está sendo viabilizada pela gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) em parceria com a Sanepar de Londrina.
O Eco Expresso é um centro de educação ambiental itinerante que leva à população informações sobre meio ambiente e saneamento. De acordo com a gerente de Educação Ambiental da Sema, Cristina Borba, o ônibus do projeto é especialmente equipado para a realização das atividades de orientação ao público por meio de maquetes, paineis e outros recursos. “Trata-se de uma iniciativa da Sanepar que leva às pessoas, em cidades de todo o estado do Paraná, conhecimentos importantes sobre o tratamento da água e preservação do meio ambiente. É um atrativo a mais aos visitantes que passarem pelo Parque Arthur Thomas e todos são muito bem-vindos”, ressaltou.
Três monitores do EcoExpresso Sanepar – Projeto do Rio ao Rio são responsáveis pelas apresentações, que duram cerca de 30 minutos. Eles estarão à disposição para tirar dúvidas e fornecer mais informações aos interessados. O objetivo da ação é mostrar qual é o caminho percorrido pela água desde quando há a captação em um rio ou poço até chegar às casas – e retornando, posteriormente, aos rios. Esse caminho é chamado de Ciclo do Rio ao Rio.
Para isso, é feita a apresentação de um passo a passo de todo este trajeto, que começa nas nascentes, passando pela formação de rios e barragens para a captação de água. Depois, é abordada a etapa onde a água passa pela estação de tratamento, reservatórios e redes de distribuição até chegar às residências. Também é mostrado como a água do uso doméstico, depois de utilizada, sairá das casas para chegar às estações de tratamento de esgoto, destacando a diferença entre a rede coletora de esgoto e a galeria de águas pluviais.
A maquete apresenta, ainda, uma casa com realidade aumentada, com detalhes de uma ligação correta de esgoto, por meio das conexões, caixa de gordura e a conexão ao dispositivo tubular de inspeção (DTI).
Segundo o biólogo Gilberto Gimenes, monitor que integra a equipe do projeto na gerência da Sanepar em Londrina, a abordagem realizada ocorre de maneira lúdica e dinâmica, com linguagem acessível para que a população entenda melhor e absorva os conhecimentos mais facilmente. “Durante as explicações, destacamos sempre questões importantes como o uso e consumo consciente da água e de recursos naturais”, disse.
Gimenes informou que o projeto começou em 2014 e, atualmente, conta com 5 ônibus realizando ações em 346 municípios do Paraná, atendidos pela Sanepar. “Apenas na região da gerência de Londrina são mais de 70 municípios atendidos. As atividades têm caráter educativo, são gratuitas e contemplam escolas municipais, feiras e qualquer tipo de evento onde haja demanda”, completou.
Agendamentos – Os interessados em agendar visitas do ônibus do EcoExpresso Sanepar – Projeto do Rio ao Rio devem entrar em contato pelo e-mail usea-visitaslda@sanepar.com.br .
Foto: Divulgação/Cristina da Silva Borba