Novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural tomam posse na segunda-feira (22)
Conselheiros do setor de Artes Visuais e outros suplentes integrarão o mandato de 2017-2019; também haverá a primeira reunião ordinária de 2018
Serão empossados, na próxima segunda-feira (22), os novos representantes da setorial de Artes Visuais que irão compor o Conselho Municipal de Política Cultural. Os conselheiros foram eleitos e nomeados por meio do Decreto nº 1.586, de 29 de dezembro de 2017, e tomarão posse para integrar o órgão no mandato 2017-2019. O ato de posse ocorrerá a partir das 19 horas, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Praça Primeiro de Maio, 110, região central.
Foram nomeados para tomar posse na área de Artes Visuais dois conselheiros: Vinicius Escano Correa (titular) e Lucila Specian Konno (suplente). Também estão sendo empossados os seguintes representantes suplentes do setor de Poder Público: Dorival Aparecido de Santana (Gabinete); Carlos Antônio Delfino (Diretoria de Ação Cultural); Guilherme Yung Wing Li (Diretoria de Bibliotecas); Israel Florisvaldo Bortolin (Diretoria de Incentivo à Cultura); e Marcos Roberto Parisotto (Diretoria de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural).
Na sequência do ato de posse, será realizada a primeira reunião ordinária do Conselho em 2018, convocada pelo Ofício nº 002/2018-CMC. O encontro já contará com a presença dos novos conselheiros, que participação das primeiras deliberações oficiais do ano.
Segundo o vice-presidente do Conselho, Danilo Lagoeiro, após a posse dos novos conselheiros da área de Artes Visuais, o órgão passa a estar integralmente composto, podendo dar continuidade às atividades e deliberações do atual mandato com todas as 22 setoriais preenchidas. “O empossamento dos novos representantes é uma etapa importante para que o Conselho dê continuidade aos seus trabalhos para a fiscalização, acompanhamento e controle social voltados para pensar a cultura da cidade como um todo. O órgão conta com uma diversidade representativa que abrange democraticamente vários segmentos e linguagens culturais, contando com membros da sociedade civil e do poder público”, disse.
Atualmente, o Conselho Municipal de Política Cultural é composto por 59 representantes, entre titulares e suplentes. Há conselheiros de 22 setoriais diferentes, contemplando áreas como Música, Dança, Cinema, Artes Gráficas, Patrimônio, Fotografia, Teatro, Tradições Populares, Vilas Culturais, além de Distritos Rurais e representantes das diferentes regiões de Londrina. Também integram o órgão membros indicados do poder público, da Acil e do Coletivo de Sindicatos de Londrina.
O atual mandato do Conselho foi iniciado em 2017 e, desde então, realizou, entre os meses de outubro e dezembro, algumas reuniões ordinárias e extraordinárias para tratar de assuntos internos do órgão e referentes à política cultural da cidade de Londrina. A gestão terá mandato até o ano de 2019.