Cidadão

Endemias realiza ação educativa no Aeroporto

Além de falar sobre as doenças da dengue e febre amarela, serão reforçados os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegyti

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, promove, na segunda-feira (22), uma palestra no Aeroporto de Londrina. A ação educativa é voltada para cerca de 30 funcionários de uma companhia aérea, e será realizada das 9 às 10 horas. O objetivo é esclarecer sobre a dengue e a febre amarela.

Segundo a agente de Endemias, Cristina Gomes Torquato, também serão reforçados os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes, como não deixar objetos que podem acumular água expostos. Outras dias são: é guardar corretamente o lixo, em sacos plásticos fechados; lavar, com bucha, os bebedouros de animais, a cada dois dias; manter tampadas e limpas as caixas d’água e verificar constantemente os ralos e vasos de plantas. “Sabemos que os principais focos do mosquito são encontrados dentro das casas das pessoas, por isso a importância destes cuidados”, frisou.

Instituições, unidades escolares e empresas que queiram levar as atividades educativas realizadas pela Coordenação de Endemias para seus estabelecimentos, podem entrar em contato por meio do 0800-400-1893, das 12 às 13h30. O mesmo telefone do Disque Dengue também recebe dúvidas e denúncias de possíveis focos do mosquito, das 8 às 14 horas, de segunda a sexta-feira.

LIRAa – A Secretaria Municipal de Saúde está executando o trabalho de campo, necessário para fazer o 1º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, desde a última segunda-feira (15). A previsão é de que a coleta encerre neste sábado (20).

Aproximadamente 200 agentes municipais de endemias e do Ministério da Saúde atuarão no levantamento. A visita é feita em imóveis residenciais e comerciais, além de construções e terrenos baldios, de 195 localidade da zona urbana.

Após a realização da inspeção de imóveis, as amostras de larvas recolhidas serão levadas a exames laboratoriais. Com o resultado do levantamento, que permite identificar a situação da infestação, os agentes de endemias elaborarão estudos e planejamento que orientarão os trabalhos nas áreas mais afetadas da cidade.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos