Escola de Gestores realiza curso de formação para 151 docentes de Londrina
Haverá palestras com conteúdos pedagógicos, administrativos e financeiros; curso ocorre de forma inédita antes do início das aulas
A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Escola de Gestores de Londrina, realiza a partir da próxima semana um curso de formação para gestores de 120 unidades escolares do município. A atividade será desenvolvida nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, e 16 e 23 de fevereiro, das 8h30 às 17 horas, na Unopar – Unidade Catuaí, localizada na Rodovia Celso Garcia Cid, Km 377.
O objetivo é promover o aprimoramento da função dos gestores, por meio do estudo de temas relevantes a esta função, com conteúdos voltados às dimensões pedagógicas, administrativas e financeiras. A formação também é relevante pelo fato de que, em 2017, houve pleito eleitoral para escolha de novos dirigentes escolares da rede municipal de ensino, o que resultou na renovação de parte do grupo.
Participarão das capacitações, que serão as primeiras de 2018, diretores e vice-diretores das 87 escolas municipais e 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), das zonas urbana e rural de Londrina, totalizando 151 gestores nesta fase inicial. Serão realizadas palestras e oficinas, além de apresentações culturais e artísticas diversas, com a presença de 21 palestrantes ao todo. Este curso tem carga horária de 40 horas e, ao longo do ano, haverá formações mensais da Escola de Gestores, com datas previstas em calendário específico para essa finalidade.
Segundo a gerente de Formação Continuada da SME, Viviane Barbosa Perez, essa será a primeira vez que o curso de capacitação é fornecido aos gestores antes do início das aulas, de forma ampla e intensificada, com a finalidade de contribuir com o entendimento sobre o funcionamento do processo educacional. “Será apresentado um panorama geral, onde os novos gestores conhecerão as atribuições de seus cargos, as dimensões e os deveres na gestão educacional, bem como as formas de articulação com a Secretaria Municipal de Educação. Também é uma forma de recepcionar e acolher os novos profissionais que estão chegando”, afirmou.
Além disso, de acordo com Viviane, os gestores que já estão atuando na rede municipal poderão obter novos conhecimentos e atualizar diversos conteúdos que são importantes para o dia a dia de trabalho. “No ano de 2017, as formações da Escola de Gestores capacitaram cerca de 195 gestores, de escolas municipais, CMEIs e CEIs filantrópicos e conveniados. Em 2018, os 151 gestores que serão capacitados, nesta fase inicial de formação, continuarão participando das formações mensais ao longo do ano”, informou.
Temas diversos – Entre os assuntos a serem abordados nos encontros estão questões como referências em gestão escolar, mediação de conflitos, liderança, relacionamentos interpessoais, gestão de recursos financeiros, orçamento público, órgãos de controle social, entre outros.
Compõem o grupo de palestrantes a promotora de justiça, Dra. Susana Broglia Feitosa Lacerda, que apresentará o tema “O enfrentamento da violência e abuso sexual: compromisso de todos”; Cícero Cipriano Pinto, presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, que falará sobre o tema “Merenda escolar, fragilidades e fortalezas para uma mudança de paradigma em 2018”; além de convidados com cargos em presidência de conselhos municipais, gerências de educação, assessoria e docência.
Escola de Gestores – A Escola de Gestores no Município de Londrina foi instituída por meio do decreto nº 1114/2014, com o objetivo de garantir a qualificação profissional dos gestores das unidades escolares – escolas municipais e CMEIs – e dos Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos e conveniados.
O planejamento e a organização da Escola de Gestores Educacionais acontecem por meio de uma comissão designada pela Secretaria Municipal de Educação.