Saúde leva ação educativa sobre endemias ao Aterro do Igapó
Atividade irá integrar a programação do “Verão no Lago” deste sábado (3); foram divulgados os números da dengue em Londrina
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Endemias, participa neste sábado (3) do “Verão no Lago”. O evento, que é uma realização da TV Tarobá, irá ocorrer das 15 às 19 horas, no Aterro do Igapó. A equipe de agentes de endemias estará presente com orientações e informações sobre o mosquito Aedes aegypti, caramujo africano, bicho Barbeiro, escorpião, e diversas doenças.
Na exposição da Coordenação de Endemias, a comunidade irá conferir os tipos de escorpião, as fases do mosquito Aedes, e como é o caramujo africano. Segundo a agente de Endemias da SMS, Cristina Gomes Torquato, o trabalho educativo busca prevenir o contágio. “É muito importante que cada um faça a sua parte para evitar a proliferação destes vetores. Por isso estaremos neste evento, que conta com um grande público, de todas as regiões da cidade. A conscientização é essencial, pois muitas pessoas ainda não sabem o risco que esses animais oferecem”, afirmou.
A ação educativa também irá abordar doenças como leishmaniose, esquistossomose, dengue e outras endemias. O público irá aprender, por meio de maquetes e exposições, quais são os possíveis criadouros do Aedes aegypti e como eliminá-los corretamente. “Cada um deve cuidar da sua casa, do seu quintal, para evitar um surto de dengue em nossa cidade”, frisou Cristina.
Além da Coordenação de Endemias da SMS, o “Verão no Lago” terá a participação da Fundação de Esportes de Londrina, com atividades físicas e de lazer, e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que irá oferecer informações e atividades educativas sobre o trânsito.
Números – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (31), o relatório semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 351 notificações. Destas, apenas um caso foi confirmado, nove foram descartados e outros 341 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.
LIRAa – A Secretaria Municipal de Saúde irá promover, nesta quinta-feira (1), às 9 horas, a primeira reunião deste ano do Comitê Gestor Ampliado Contra a Dengue em Londrina. O encontro será na Associação Médica de Londrina, localizada na Avenida Harry Prochet, 1.055. Na ocasião, será divulgado o resultado do 1º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2018.
Na reunião, o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, e sua equipe apresentarão todos os detalhes do levantamento, cujo trabalho de campo foi realizado de 15 a 20 de janeiro, onde foram vistoriados cerca de nove mil imóveis residenciais e comerciais, além de construções e terrenos baldios, de 195 localidades da zona urbana. Segundo informações da SMS, em Londrina aproximadamente 200 agentes municipais de endemias e do Ministério da Saúde atuaram no levantamento.
O Ministério da Saúde classifica que municípios com índice de infestação predial inferior a 1% estão em condições satisfatórias; de 1% a 3,9% é considerado situação de alerta, e superior a 4% há risco de surto de dengue. O último LIRAa de 2017, divulgado no final de novembro, apontou o índice geral de 4,3%, caracterizando situação de risco epidemiológico. Isso significa que, a cada 100 casas vistoriadas pelos agentes, mais de quatro estavam com focos positivos do mosquito.