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Procon-LD fiscaliza e encontra irregularidades em supermercados

Foram encontrados problemas em seis estabelecimentos, relacionados a produtos vencidos,  falta de precificação nas seções, entre outros

 

proconDPO Núcleo de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD) fiscalizou seis supermercados em Londrina nos dias 7,8 e 9 deste mês. Em todos foram encontradas diversas irregularidades, como produtos vencidos, falta de precificação nas seções, ausência de data de validade nos produtos, falta de cartazes suspensos para informar a localização dos leitores e venda de produtos avariados.

Dentre os produtos com prazo de validade vencido foram encontrados pães, carnes, laticínios e produtos perecíveis. Também foram observadas divergências entre preços nas gôndolas e no caixa. Segundo o coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa, os estabelecimentos serão notificados e terão um prazo de 10 dias para apresentar defesa ou fazer a propositura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). “O órgão irá apreciar os argumentos apresentados pelas defesas e decidirá quanto à procedência dos argumentos apresentados”, explicou.

Richa ressaltou que o Procon vai continuar fiscalizando intensamente os estabelecimentos que estiverem irregulares, bem como todos os outros, por precaução. Ele salientou ainda a importância das denúncias, no auxílio às fiscalizações. “O Procon faz diversas fiscalizações pela cidade, mas precisamos que sejam feitas denúncias por parte dos consumidores, caso desconfiem de algum problema, pois as chances de encontrarmos irregularidades aumentam bastante”, frisou.

As denúncias podem ser feitas diretamente na sede do órgão, localizado na Rua Mato Grosso, 299, região central. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas com retirada de senha até as 14 horas. Também é possível entrar em contato pelos telefones 151 e 3345-0396 e pelo e-mail procon@londrina.pr.gov.br.

Além disso, o Procon-LD disponibiliza um novo canal de atendimento, por meio da rede social Facebook. A página pode ser acessada no link  https://www.facebook.com/ProconLd/. O objetivo do instrumento é sanar dúvidas sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC), fazer avisos sobre órgão e proporcionar um canal de atendimento por meio de mensagens.

Abaixo, a lista dos mercados que apresentaram irregularidades:

1) SUPERMERCADO VISCARDI (Rua Guaranis, 782)
– Ausência de precificação de produtos expostos à venda;
– Divergência entre preços nas gôndolas e caixa.

2) SUPERMERCADO VISCARDI (Av. Winston Churchill, 1.310)
– Ausência de precificação de produtos expostos à venda;
– Produto com prazo de validade ilegível;
– Divergência entre preços nas gôndolas e caixa.

3) CONDOR (Rua Rio Grande do Sul, 50)
– Ausência de precificação de produtos expostos à venda;
– Ausência de informação quanto ao prazo de validade;
– Venda de produtos com prazo de validade expirado;
– Venda de produtos avariados.

4) SUPER GOLFF (Av. Arthur Thomas, 800)
– Ausência de precificação de produtos expostos à venda;
– Venda de produtos com prazo de validade expirado.

5) ATACADÃO (Av. Brasília, 5.650)
– Ausência de precificação de produtos expostos à venda;
– Venda de produtos com prazo de validade expirado;
– Ausência de cartazes suspensos para informar a localização dos leitores.

6) SUPER MUFFATO (Av. Saul Elkind, 2.177)
– Ausência de precificação de produtos expostos à venda;
– Venda de produtos com prazo de validade expirado;
– Venda de produtos avariados.

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