Artistas realizam Assalto Literário no Zerão
Atividade faz parte do Festival Literário de Londrina (Londrix), e irá ocorrer neste sábado (17) durante a Batalha dos Poetas
Atores e atrizes da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (Cia AARPA) realizam neste sábado (17) o Assalto Literário. A atividade, que integra o Festival Literário de Londrina (Londrix), irá ocorrer durante a 2ª Batalha dos Poetas, às 18 horas, no anfiteatro do Zerão. O Londrix possui patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Secretaria Municipal de Cultura.
Juntamente com o Assalto Literário, a Batalha dos Poetas terá, até as 21h30, pockets shows, apresentações e sarau de poesia.
No Assalto Literário, os integrantes da Cia AARPA abordam as pessoas para declamar poesias e entregar livros de presente. Segundo a escritora e produtora idealizadora do projeto, Christine Vianna, o objetivo é incentivar a prática da leitura, despertando o interesse da comunidade. “O Assalto Literário pretende, de forma bastante lúdica, apresentar a literatura para um público que não esperava esse momento poético, de um jeito inusitado. Temos depoimentos que são bastante emocionais, de pessoas que foram impactadas por essa ação”, contou.
Os livros presenteados para o público são, em geral, produções da própria AARPA. “Temos também exemplares que recebemos como doação de outras editoras. São todos livros novos, que trabalham temas legais, como contos, poesias, crônicas, entre outros”, disse a produtora.
Além de Christine, irão participar desta edição o jornalista e ator Mário Fragoso; o professor, escritor e ator Leandro Benevides; o professor Samir Demétrius; o produtor cultural Tucano; as estudantes Beatriz Vianna Boselli e Mel Duarte; o produtor cultural Eric Delvechio e o fotógrafo José Roberstones Pieretti.
A ação, que é realizada desde 2011, já entregou mais de 3.800 livros. “Começamos com um pequeno grupo, fazendo as intervenções dentro dos ônibus. Depois, optamos por ampliar o espaço para atrair mais público. Até o momento, já realizamos assaltos em asilos, terminais, praças, na própria Prefeitura, ou seja, locais que tenham várias pessoas”, afirmou a produtora.
O Assalto Literário recebeu em 2016 o prêmio “Todos por um Brasil de leitores”, do Ministério da Cultura (MinC). De acordo com Christine, a premiação foi recebida com muita honra pelos integrantes do projeto. “É um prêmio nacional muito importante, voltado a ações que buscam atrair leitores de forma diferenciada”, explicou.
O projeto tem apoio do Cultural, e parceria com a Vila Cultural Cemitério de Automóveis.




