Município inicia construção de passagem para pedestres em trecho da Rua Faria Lima
Nova faixa e outros serviços estão sendo feitos para garantir a segurança dos pedestres que caminham na área da ponte do Aterro do Lago Igapó 2
A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) deu início, nesta sexta-feira (16), aos serviços de implantação de uma faixa para passagem de pedestres na Rua Prefeito Faria Lima, em Londrina. A faixa está sendo construída em uma área com extensão de cerca de 50 metros, no lado da pista que fica no sentido da Universidade Estadual de Londrina (UEL) ao centro de Londrina.
A medida de intervenção visa trazer mais segurança aos pedestres que utilizam o trecho da ponte de madeira do Aterro do Lago Igapó 2, que está interditada, desde 7 de setembro de 2017, devido a estragos, falta de condições de acesso e comprometimento da estrutura pelos cupins.
Para realizar a obra do novo trecho de pista para pedestres, que antes não existia, a equipe da Obras está fazendo a redução da área de rolamento de veículos, possibilitando uma alternativa de passagem com espaço reservado e adequado para o trânsito de pedestres. Atualmente, só existe calçada e faixa de pedestre em apenas um lado da pista, fato que gera riscos aos cidadãos que costumam praticar atividades físicas ou caminhar pela região.
Outros serviços de readequação viária também serão feitos na rua Faria Lima. Nesta segunda-feira (19), terá início o trabalho de recape da pista na área onde a faixa está sendo construída. Na sequência, também haverá diferentes intervenções na sinalização viária, que precisará ser refeita em diversos pontos desta via. Além disso, a Secretaria de Obras fará a limpeza e recuperação de bueiros, concomitantemente.
De acordo com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, a previsão é de que todos serviços sejam concluídos em aproximadamente uma semana. Ele disse que a obra da faixa de pedestres é uma ação provisória que o Município está desenvolvendo para garantir a segurança das pessoas que precisam passar pelo local, até que seja iniciada as obras de duplicação da Faria Lima. “A atual passarela de madeira do Aterro do Lago Igapó será demolida em breve e um projeto está sendo elaborado para a construção de uma nova ponte no local”, informou.
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) dará suporte aos serviços que serão realizados, disponibilizando agentes de trânsito para controlar o tráfego da pista, fazer os fechamentos e desvios de trechos, conforme o andamento dos trabalhos.
Com relação ao processo de duplicação da Rua Faria Lima, Verçosa disse que Prefeitura está aguardando a autorização para a licitação das obras. O projeto está em fase de desapropriação de imóveis.




