Destaques

Codel e Acil já planejam Natal 2018

Data comemorativa movimenta diversos setores como o turístico, o econômico e as áreas de saúde e bem-estar social

Prefeitura discute decoração e atrativos natalinos em Londrina

Prefeitura discute decoração e atrativos natalinos em LondrinaNa manhã desta segunda-feira (19), o prefeito Marcelo Belinati recebeu em seu gabinete o diretor-executivo da Associação Lirius de Fomento e Execução de Cultura, Marlos Almeida, para tratar sobre a decoração natalina em Londrina e seu potencial turístico e comercial para a região norte do Paraná.

O objetivo da reunião foi apresentar a importância do fomento cultural e artístico que o Natal pode trazer para a cidade e para o norte do Estado, visto que esta data comemorativa movimenta diversos setores como o turístico, trazendo pessoas de outras cidades e estados, o econômico, com vendas em shopping center e no comércio de rua, e a área da saúde e bem-estar social, com o surgimento de menos doenças relacionadas a questões somatizadas.

Segundo o diretor de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Fabian Trelha, também foi discutida a proposta de se ter um Natal em Londrina fomentado pela Lei Rouanet,  com a participação da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), e parcerias com o Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval).

“A ideia é trabalharmos um Natal mais amplo para a cidade, que possa cobrir mais áreas e termos assim um Natal com mais pujança: como nossa população merece. Este é o momento de trazermos para a mesa o que cada um estava pensando e discutirmos como um grupo de trabalho”, disse o diretor de Turismo da Codel.

Prefeitura discute decoração e atrativos natalinos em LondrinaDe acordo com Trelha, Londrina é uma região com grande potencial atrativo, pois está próximo do interior do Estado de São Paulo e engloba, em um raio de 100 quilômetros, 2 milhões de pessoas, e ampliando-o para 200 quilômetros, o número sobre para 4 milhões de habitantes.

A intenção é que desde agora o Município inicie o planejamento para os atrativos natalinos deste ano e, a partir de então, vá aprimorando tanto os elementos decorativos quanto as apresentações culturais disponibilizadas para a população.

Para o secretário municipal de Cultura, Caio Cesaro, é importante fomentar o Natal e suas atrações, pois ele vincula ganhos para a cidade como um todo. “A cidade sai ganhando primeiro por planejar o Natal desde março, o que nos permite planejar o ideal e, de fato, executá-lo. Além disso, Londrina tem a criatividade como um dos seus principais patrimônios e o Natal deve contemplá-la. No sentido cultural é uma oportunidade para que a música, a arte, a dança e o teatro sejam contemplados”, finalizou.

Para o diretor-executivo da Associação Lirius de Fomento e Execução de Cultura, a reunião desta segunda-feira foi produtiva e devem ser realizadas outras no decorrer deste semestre e do próximo. “A equipe da Prefeitura ficou bastante empolgada e entendeu que o Natal é um período muito importante para geração de bem-estar, para a movimentação econômica e para atrações turísticas na cidade e o prefeito deu carta-branca para pensarmos juntos um projeto para Londrina”, disse.

Participaram da reunião além dos já citados, o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Moacir Sgarioni; o secretário municipal de Cultura, Caio Cesaro e o diretor-comercial da Acil, Ângelo Pamplona.

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos