Vai, vai, vai começar a brincadeira
Festival de Circo de Londrina dá largada à programação com uma “Palhaceata” que parte da Concha Acústica
O famoso céu azul de Londrina será a lona para a concentração do Festival de Circo. Nesta quarta-feira (21), às 17 horas, vários grupos da cidade que trabalham a linguagem do palhaço, do malabarismo, da acrobacia, da contorção, da perna de pau – dentre outras habilidades circenses – reúnem-se na Concha Acústica ao som da tradicional Banda Marcelino Champagnat para dar as boas-vindas à 13ª edição do evento. Dali, eles caminham numa “Palhaceata” pelo Calçadão, até o Teatro Ouro Verde, onde será a cerimônia de abertura e o espetáculo “Coletivo Londrina”, às 20h30. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 15 horas da própria quarta, com limite de quatro bilhetes por pessoa. A classificação indicativa é livre.
A intenção desta primeira noite é agregar números de humor, graça e virtuosismo técnico concebidos por grupos que desenvolvem os seus trabalhos em Londrina. Estarão presentes instituições bem tradicionais, como a Troupe Aerocircus (fundada em 1997), a Escola de Circo de Londrina (de 2004) e o CLAC – Centro Londrinense de Arte Circense (criado em 2005), bem como coletivos mais jovens, a exemplo do Zirkus (inaugurado em 2013) e a Família do Circo (formado por marido, esposa e filho chilenos radicados em Londrina há menos de 5 anos). Também marcam presença o grupo do Centro Educacional Marista Irmão Acácio, voltado à formação sociocultural, e companhias teatrais especializadas na linguagem do clown: o Triolé, As MultiDançarinas e o Plantão Sorriso, que fará uma intervenção divertida logo na entrada do Teatro Ouro Verde, tal qual a abordagem que fazem nos hospitais para injetar gargalhadas em adultos e crianças. Todas as performances serão apresentadas e costuradas pelo Palhaço Xupetim, que, com 45 anos de trajetória, já divertiu várias gerações da cidade.
“Vai ser uma linda festa em prol do circo, com a cara de Londrina. Procuramos fazer do Festival um momento de encontro e integração dos artistas e das instituições que batalham aqui, no Paraná e no Brasil. Ao longo do tempo, descobrimos muitos projetos interessantes de circo e ajudamos a desenvolver outros. As disputas entre grupos são naturais, mas mais importante é que todos estejam juntos em momentos difíceis como este – e em cena”, explica Sérgio Oliveira, coordenador geral do Festival.
Todos os artistas que integram o “Coletivo Londrina”, além de outros circenses que já chegaram à cidade para participar do evento, foram convidados a entrar na “Palhaceata”, que terá concentração na Concha Acústica e chamará todos os passantes a engrossarem o cortejo até o Ouro Verde. A marcha da alegria já é tradicional ao longo das edições do Festival e lembra aqueles desfiles dos circos tradicionais itinerantes, quando chegavam aos municípios do interior. Em edições passadas do evento, ela atravessava a cidade, desde as proximidades da Avenida Higienópolis, onde ficava a Escola de Circo, até o Calçadão.
É o Festival de Circo de Londrina abrindo alas para os próximos dias de magia. Até o domingo (25), o evento promoverá sete espetáculos e onze oficinas – todos gratuitos. Confira a programação completa abaixo. Mais informações podem ser obtidas no Facebook do “Festival de Circo de Londrina” ou pelo fone (43) 99115-6194. O evento é realizado pela ALC – Associação Londrinense de Circo, com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura. Os apoios são da Casa de Cultura da UEL, Cirque du Monde (Social Circus Program of Cirque du Soleil), Circo Mundo Brasil e Hemizê Projetos.
Serviço:
Abertura – XIII Festival de Circo de Londrina
Dia 21 de março (quarta-feira)
“Palhaceata” (com participação especial da Banda Marcelino Champagnat + Convidados)
Às 17 horas, na Concha Acústica de Londrina (Rua Piauí, 130)
“Coletivo Londrina” (Palhaço Xupetim, Troupe Aerocircus, Escola de Circo de Londrina, Família do Circo, Clac, Marista, Zirkus, Triolé e As MultiDançarinas. Recepção na entrada do teatro: Plantão Sorriso)
Às 20h30, no Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85)
Entrada gratuita (ingressos para o “Coletivo Londrina” podem ser retirados na bilheteria do próprio teatro a partir das 15 horas do dia da apresentação. Limite de quatro ingressos por pessoa)
Classificação indicativa: Livre
Informações sobre a programação: na página www.facebook.com/Festival-de-Circo-de-Londrina ou pelo fone (43) 99115-6194
Programação completa de espetáculos:
Todos gratuitos e com classificação indicativa livre. Os ingressos para espetáculos do Ouro Verde podem ser retirados na bilheteria do próprio teatro a partir das 15 horas do dia de cada apresentação. Limite de quatro ingressos por pessoa.
– “Palhaceata” (com participação especial da Banda Marcelino Champagnat + Convidados) – Dia 21 de março (quarta-feira), às 17 horas, na Concha Acústica de Londrina;
– “Coletivo Londrina” (Palhaço Xupetim, Troupe Aerocircus, Escola de Circo de Londrina, Família do Circo, Clac, Marista, Zirkus, Triolé e As MultiDançarinas. Recepção na entrada do teatro: Plantão Sorriso) – Dia 21 de março (quarta-feira), às 20h30, no Teatro Ouro Verde;
– “Coletivo RCM Brasil – Regional Sul” (Escola de Circo de Londrina, Núcleo Circo da Fronteira, Circo da Alegria + Convidados: Fundacam e Anderson da Silva) – Dia 22 de março (quinta-feira, às 20h30, no Teatro Ouro Verde;
– “Universo Casuo” (Universo Casuo, São Paulo-SP) – Dia 23 de março (sexta-feira), às 20h30, no Teatro Ouro Verde;
– “Versão Brasileira” (Los Circo Los, Campinas-SP) – Dia 24 de março (sábado), às 20h30, no Teatro Ouro Verde;
– “O Cabaré das Onze” (Banda Iporãiterei, CLAC, Anderson da Silva + Convidados) – Dia 24 de março (sábado), às 23 horas, na Escola de Circo de Londrina;
– “Aerocircus na Rua” (Troupe Aerocircus) – Dia 25 de março (domingo), 16 horas, no Conjunto Residencial Vista Bela (Rua Orides Frigeres, 59).
Programação completa de oficinas:
Todas gratuitas. Fazer inscrição enviando dados pessoais e curriculum para o e-mail adm@circolondrina.org ou pessoalmente, na Escola de Circo de Londrina (Av. Saul Elkind, 790).
– 22 de março (quinta-feira)
Das 9 às 11 horas
Escola de Circo de Londrina: Oficinas de Força Capilar e de Diabolôs
Centro Educacional Marista Irmão Acácio: Oficinas de Acrobacia e de Malabares e Cordas
Das 14 às 16 horas
Escola de Circo de Londrina: Oficinas de Perna de Pau e Rola-rola e de Adágio
Centro Educacional Marista Irmão Acácio: Oficinas de Tranca e de Equilíbrio e Pirâmides
– 23 de março (sexta-feira)
Das 9 às 11 horas
Escola de Circo de Londrina: Oficinas de Força Capilar e de Acrobacias e Contorção
Centro Educacional Marista Irmão Acácio: Oficinas de Acrobacia e de Malabares e Cordas
Das 14 às 16 horas
Escola de Circo de Londrina: Oficinas de Malabares e de Perna de Pau e Rola-rola
Centro Educacional Marista Irmão Acácio: Oficinas de Tranca e de Adágio
– 24 de março (sábado)
Das 9 às 11 horas
Escola de Circo de Londrina: Oficinas de Força Capilar e de Acrobacias
Das 14 às 16 horas
Escola de Circo de Londrina: Oficinas de Perna de Pau e Rola-rola e de Malabares
Fotos: Roberto Custódio e Divulgação