Cidade

Educação capacita professores para o programa Jovens Empreendedores

Projeto visa estimular o pensamento empreendedor e a valorização de competências como a organização, o planejamento, a identificação de oportunidades nas crianças da rede municipal

Projeto visa estimular o pensamento empreendedor e a valorização de competências como a organização, o planejamento, a identificação de oportunidades nas crianças da rede municipal

A partir desta quarta-feira (28), os professores da rede municipal vão receber uma capacitação para participar do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A primeira turma acontecerá das 8h às 12h, no auditório do Centro Municipal de Educação Infantil Clélia Regina de Almeida Zotelli, na Rua Amapá, 616, Vila Portuguesa. A partir das 13h30, iniciará a segunda, no mesmo local.

Ao todo, 25 docentes participarão de sete encontros através do convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Eles acontecerão sempre às quartas-feiras, o que totalizará 28 horas de curso. A intenção é que os professores aprendam a trabalhar com a metodologia do programa. Ela visa estimular o comportamento empreendedor nos alunos de 1º ao 5º ano, dos 6 aos 11 anos, por meio do desenvolvimento de atividades teóricas e práticas.

Para isso, os professores recebem um material didático específico. Nele, há suporte para atividades empreendedoras, de valorização de competências como a organização, o planejamento, a identificação de oportunidades e ações reflexivas. Assim, juntos, eles podem colocar os conhecimentos teóricos em ações práticas com seus alunos. “A intenção não é apenas formar pessoas empreendedoras, mas estimular o comportamento empreendedor nas crianças. Isso é importante, porque eles poderão utilizar o que aprenderam em qualquer atividade futura que venham a desenvolver”, explicou a assessora pedagógica da Secretaria  Municipal de Educação, Carla Cordeiro.

Até o momento, cerca de 120 professores da rede municipal de ensino já participaram dessa capacitação. Eles atuam especialmente neste projeto, que executa atividades semanalmente em todas as 85 escolas da rede pública. Ao todo, 26 mil alunos são atingidos com o projeto JEPP, implantado em 2016, sendo que esta edição será a terceira no Município.

Ao final das atividades desenvolvidas durante o ano, as crianças realizam uma mostra ou uma feira com os produtos aberta à comunidade. Nelas, os estudantes podem comercializar produtos confeccionados por eles mesmos, e o dinheiro arrecadado vai para as ações planejadas no início do semestre. De acordo com assessora pedagógica, até hoje, as crianças já investiram o orçamento adquirido em ações como passeios em turma, visitas ao cinema, aluguel de brinquedos para uma tarde recreativa e doação de brinquedos socioeducativos a ala de idosos do Hospital da Zona Sul, entre outras.

Devido à Secretaria Municipal de Educação investir no projeto ao desenvolvê-lo em todas as escolas da rede, o Município já recebeu um prêmio do Sebrae. Em 2016, Londrina foi contemplada pelo 1º Prêmio Sebrae Educação Empreendedora no Paraná. Ainda em 2016, a professora Mileide Carla Novelli da Silva recebeu a premiação dentro da categoria Professor de Ensino Fundamental – 1º Ciclo, por causa das práticas mais inovadoras em Educação Empreendedora, regional norte. A premiação de 2017 deve acontecer ainda neste primeiro semestre.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos