Professores municipais participam de capacitação pelo Projeto Folha Cidadania
Todas as bibliotecas escolares receberão exemplares de jornais para serem utilizados em atividades pedagógicas, além de consultas e pesquisas sobre diversos temas
Todas as bibliotecas escolares receberão exemplares de jornais para serem utilizados em atividades pedagógicas, além de consultas e pesquisas sobre diversos temas
A fim de qualificar os professores da rede municipal de ensino sobre as novas técnicas e práticas pedagógicas, a partir desta quinta-feira (29), terá início a primeira capacitação do projeto Folha Cidadania para os docentes da Secretaria Municipal de Educação. A primeira aula acontecerá das 8h às 12h, na Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Rua na Minas Gerais, 297. Em seguida, outros professores se capacitarão das 13h30 às 17h30, no mesmo local.
Podem participar os professores dos 5º anos e os responsáveis pelas bibliotecas. O foco é trabalhar diferentes meios de comunicação em sala de aula. Para isso, a Folha de Londrina envia às escolas municipais exemplares de jornais impressos. Um exemplar diário é encaminhado às bibliotecas escolares e todas as terças-feiras, os alunos dos 5º anos recebem em sala o material. Com o impresso em mãos, os professores trabalham questões de várias disciplinas, como interpretação de texto, aprendizado em matemática, tipologias textuais, entre outras.
Além de receberem os exemplares para o projeto e para as bibliotecas, as escolas municipais também ganham uma assinatura da conta digital do jornal. Com a ajuda desses recursos, os professores poderão trabalhar neste ano questões como a produção das notícias e a divulgação de informações falsas na internet ou de boatos não comprovados, chamados de fake news.
“Os jornais são materiais ricos para a aprendizagem e podem ser utilizados em diversas matérias. Além disso, os exemplares que vão para as bibliotecas ajudam a formar a hemeroteca, que serve para consulta, pesquisa e coleta de informações para os estudantes”, explicou a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Carla Cordeiro.
Ao todo, o projeto alcança 26 mil estudantes que têm acesso às bibliotecas, e diretamente participam das ações todos os matriculados nos quintos anos, sendo que atualmente eles são cerca de 5.200 alunos, de aproximadamente 200 turmas.