Cidadão

Centros de Convivência promovem aulas do “Projeto Idoso Conectado”

Ações ocorrem nesta quarta (28) e quinta (29), nas regiões oeste e leste; mais de 300 idosos já foram capacitados pela iniciativa, criada em 2017

 

Os Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) das regiões oeste e leste de Londrina realizam, nesta quarta-feira (28) e quinta-feira (29), mais dois encontros do “Projeto Idoso Conectado”. A iniciativa da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), implementada em 2017, já atendeu mais de 300 pessoas. As atividades são gratuitas e, por meio do projeto, cidadãos com 60 anos ou mais têm a oportunidade de aprender a utilizar corretamente aparelhos celulares, aplicativos digitais e redes sociais.

No CCI Oeste, a aula será nesta quarta-feira (28) a partir das 13h30, na sede localizada na Rua Serra Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes. O telefone para contato é o 3375-0334.

Já no CCI Leste, o encontro irá ocorrer na quinta-feira (29), no período matutino, com início às 9 horas. O endereço é Rua Gabriel Matokanovic, 260, Jardim da Luz. Para participar das aulas, é necessário que os idosos levem seu próprio celular smartphone, que será utilizado durante as orientações.

As aulas são desenvolvidas para turmas de 10 alunos e para os próximos encontros não há mais vagas disponíveis. No entanto, os interessados em se cadastrar na fila de espera podem entrar em contato por telefone ou comparecer pessoalmente na sede do CCI mais próximo de sua residência.

A diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da SMI, Ana Karina Anduchuka, destacou que o “Idoso Conectado” é um dos projetos mais procurados e concorridos dentre as ações oferecidas atualmente pelos centros de convivência, refletindo a atual realidade dos idosos que procuram se atualizar e estarem conectados com as evoluções da tecnologia. “O perfil da pessoa idosa vem mudando e é perceptível que suas necessidades atuais de interação também são diferentes e acompanham o processo de transformação do mundo, o que envolve o modo de sociabilização e o processo de lidar com o uso da internet, de aparelhos celulares e outros dispositivos digitais. O projeto foi criado exatamente com essa finalidade, de agregar e ampliar conhecimentos”, apontou.

Nesse contexto, ainda segundo a diretora, os idosos estão buscando novos conhecimentos e, para suprir as demandas, os CCIs do município estão oferecendo uma grade de atividades diversificada a este público. “Temos atualmente diferentes programações, com atividades de artesanato, pintura, culturais, de lazer, musicais, e também projetos de informática, leitura, além do próprio ‘Idoso Conectado’. Outro fator valioso é a questão intergeracional, que é estimulada naturalmente quando os idosos passam a se conectar mais com seus netos, filhos, familiares e amigos de diferentes faixas etárias. O resultado é sempre positivo e o curso traz apenas benefícios a todos”, acrescentou.

Durante as aulas, os idosos recebem informações e orientações diversas para poderem manusear seus aparelhos, enviar mensagens, acessar sites e mídias sociais. Além disso, os participantes são incentivados a buscar canais de informação sobre direitos dos consumidores, estatuto do idoso, e endereços de órgãos para acesso a serviços online e via internet. Após o final, todos recebem seus certificados.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos