Secretarias municipais participam da ExpoLondrina 2018
Associações comunitárias de mulheres, empreendimentos do Programa Municipal de Economia Solidária e unidades escolares estarão presentes
Diversas secretarias municipais estarão presentes na 58ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina 2018), que acontecerá de 5 a 15 de abril, no Parque Ney Braga. A Exposição está entre os principais eventos do setor agropecuário realizados no Brasil e este ano são esperadas cerca de 500 mil pessoas, de Londrina, de várias cidades vizinhas e de outros Estados e países. A abertura oficial do evento será realizada na sexta-feira (6), às 15 horas.
Neste ano quatro associações comunitárias de mulheres, que contam com apoio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, estarão presentes no evento, comercializando diversos tipos de artesanatos no Pavilhão Internacional. Participam a Associação de Mulheres do Conjunto Ouro Branco, região sul; Associação Asas na Ação das Mulheres Evangélicas de Londrina (Asamel), da região central; Fazendo Arte, da região norte; e da Associação Londrinense Interdisciplinar de AIDS (ALIA).
Este é o sexto ano consecutivo que a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres participa da ExpoLondrina, cujo espaço foi cedido pela Sociedade Rural do Paraná, por intermédio da Secretaria.
Segundo a secretária municipal da pasta, Nádia Oliveira de Moura, os artesanatos são feitos por mulheres que estão sempre se renovando, por meio de cursos de capacitação, a fim de oferecer os melhores produtos à população. “A participação na ExpoLondrina representa uma oportunidade para que elas comercializem seus produtos, aumentando a renda de suas famílias e a autonomia financeira, além de divulgar o trabalho delas”, ressaltou.
Economia Solidária – Alguns empreendimentos do Programa Municipal de Economia Solidária, conduzido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, também estarão presentes no evento, comercializando diversos tipos de produtos na área de artesanato e confecção.
Participarão cerca de 35 empreendimentos, que estarão alocados em um galpão situado ao lado do Parque de Diversões, próximo à arena de shows. O espaço com 300 metros quadrados foi cedido gratuitamente pela Sociedade Rural do Paraná, por intermédio da Secretaria de Assistência Social e Programa do Voluntariado Paranaense de Londrina (Provopar-LD).
Dentre os produtos vendidos pelos empreendimentos estarão: aromatizadores, sabonetes, panos de prato, pano de bate-mão, porta-toalhas, toalha de chás, diversos tipos de tapetes, pijamas, bonecas de pano, peças em madeira, como quadros e brinquedos, artigos de decoração para casa e móveis em fibra sintética.
Segundo a coordenadora de Gestão da Economia Solidária, Ezilda Magro, a participação na exposição permite que a população conheça o trabalho do Programa, que proporciona o trabalho coletivo, mas que valoriza as habilidades individuais das pessoas. “É um oportunidade para divulgar o consumo consciente, pois quem compra dos empreendimentos do Programa sabe de quem está comprando e para onde o dinheiro vai, que é o próprio município. Além disso, financeiramente, é uma época boa para alavancar as vendas e melhorar a renda destas famílias neste período”, salientou.
Escolas municipais – Com o objetivo de contribuir com o crescimento profissional e cultural dos estudantes da rede municipal de ensino, diversas unidades escolares municipais levarão seus alunos para visitar a feira. O convite partiu da direção da Exposição de Londrina, por meio de um ofício encaminhado à Secretaria Municipal de Educação.
Fotos: Arquivo