Cidade

Saúde amplia palestras sobre combate ao Aedes

Atividades educativas são oferecidas inclusive a empresas que desejam reforçar a conscientização e as medidas preventivas

 

Dengue.ARQUIVO.PInstituições, unidades escolares e empresas que queiram levar para seus estabelecimentos atividades educativas realizadas pela Coordenação de Endemias podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde por meio do 0800-400-1893, das 8 às 14 horas. O mesmo telefone do Disque Dengue também recebe dúvidas e denúncias de possíveis focos do mosquito, de segunda a sexta-feira.

A Coordenação de Controle de Endemias tem ampliado o número de palestras. Na sexta-feira (13), das 8h30 às 9h30, será a vez dos 70 colaboradores da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) ouvirem as informações sobre a maneira correta de armazenar objetos, que podem se tornar criadouros para o mosquito transmissor da dengue e outras doenças. A ação acontecerá na Avenida Juscelino Kubitschek, 1.111.

Segundo a educadora em Endemias, Lucimara Vasconcelos, nas palestras sempre é levado um larvário, que demonstra o ciclo do Aedes aegypti, com o ovo, a larva, a pupa e o mosquito adulto. “Também são dadas informações sobre os sintomas das doenças provocadas e os meios de prevenção”, disse, além de serem distribuídos panfletos com orientações.

Lucimara lembra que é muito importante que as pessoas dediquem pelo menos 10 minutos, a cada dois dias, para vistoriar seus quintais e casas, recolhendo objetos que podem acumular água. “É fundamental verificar recipientes como pratos de plantas e bebedouros dos animais, ralos dos banheiros, reservatório da geladeira, entre outros locais”, reforça. Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti também pode transmitir a febre chikungunya, o zika vírus e a febre amarela.

Números da dengue – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quarta-feira (11) o resumo semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 1.103 notificações relacionadas à doença. Deste total, nove casos foram confirmados, 748 descartados e outros 346 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos