Sala Londrina Mais propõe imersão de estudos sobre desenvolvimento sustentável na cidade
Vereadores de Londrina já confirmaram presença na ação que totaliza 20 horas de capacitação
A Sala Londrina Mais vai sediar um trabalho de imersão de estudos para capacitar as pessoas sobre o Programa Londrina Mais, desenvolvido pela Prefeitura de Londrina em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Patrulha das Águas Sustentabilidade. O trabalho pode ser feito de forma individualizada e totaliza 20 horas. Os primeiros a confirmarem a participação são os vereadores Tio Douglas, Valdir dos Metalúrgicos, Filipe Barros, Amauri Cardoso e o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma), Charles dos Santos.
Um dos objetivos do Programa Londrina Mais é facilitar os debates sobre o desenvolvimento sustentável em Londrina, principalmente os vinculados às iniciativas que trabalhem em prol da cidade educadora, da nova economia colaborativa e compartilhada, da gestão pelas águas, educação para cidadania plena e descentralização administrativa com participação comunitária.
As propostas, programas e subprogramas do Londrina Mais estão baseados e orientados em programas inovadores internacionalmente consagrados, como o Programa Cidade Educadora, Cidade Sustentável, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, Rio da Minha Rua, Cultivando Água Boa (CAB) e, no plano local, os indicadores e estudos do Fórum Desenvolve Londrina. O Programa Londrina Mais propõe uma cidade mobilizadora, ambiental, inteligente e segura (M.A.I.S).
De acordo com o ambientalista responsável pelas ações do Patrulha das Águas, João das Águas, por incluir vários subprogramas e conceitos novos, como economia colaborativa e economia compartilhada, o Londrina Mais precisa ser estudado de uma forma imersiva. “É por isso que vamos iniciar esses estudos. É quase que impossível a pessoa em pouco tempo fazer uma imersão para dominar esses assuntos, então estamos propondo que o cidadão, especialmente políticos, secretários, gestores, façam uma imersão, que totaliza 20 horas”, informou.
Os estudos envolvem parte teórica e prática. Os interessados aprenderão conceitos, farão visitas técnicas e também conhecerão as ferramentas, os sites, os aplicativos, como o Google Earth, que são utilizados no Londrina Mais, além de entender os próprios subprogramas. “Propomos, primeiramente, aos vereadores porque o programa é um modelo de gestão. Então é importante que tenham domínio e que entendam todas as propostas do Londrina Mais. Uma delas é trabalhar por microbacias, implementando de fato a cidade educadora e para isso temos que ter um plano e um comitê de moradores voluntários, onde vamos discutir, normatizar e aperfeiçoar os trabalhos”, esclareceu João das Águas.
Com relação a participação de vereadores na imersão, o ambientalista destacou que isso demonstra um compromisso deles, dos gestores em buscar entender o programa mais profundamente. “A proposta é uma nova forma de gerenciar as cidades junto com os outros municípios da região. Pretendemos que a cidade seja inicialmente dividida em aproximadamente 30 gerências com Planos, Fundos e Comitês para facilitar os trabalhos, e implementar, por exemplo, o ‘Professor de cidades’ e o ‘Selo Azul’, que são boas práticas a serem implantadas em Londrina e região, por isso é tão importante o seu entendimento”, completou.
Charles dos Santos e Tio Douglas foram os primeiros a iniciarem a imersão. Para Tio Douglas, também integrante da Comissão do Meio Ambiente da Câmara, este é o momento em que todos conhecerão as particularidades da cidade. “Esse estudo é muito importante para mim, para aprimorar e conhecer a realidade londrinense e poder lutar pelo nosso meio ambiente. A imersão também é significativa no sentido de avançar no social e ter um compromisso com a sociedade”, considerou Tio Douglas.
O vereador Filipe Barros contou que aceitou participar porque para pensar sobre determinado assunto é necessário conhecer. “Então, nada melhor do que uma imersão no assunto para isso. Fiquei muito feliz quando o João das Águas me convidou, ele sempre lutou em prol do meio ambiente, sou fã do seu trabalho e fico muito honrado. O estudo é importante, pois todas as cidades do mundo caminham para isso, para a sustentabilidade, e devemos caminhar também”, considerou.
Como participar – Cada pessoa que mostrar interesse terá o seu calendário para assumir o compromisso de acordo com a sua disponibilidade. Além disso, as imersões serão transmitidas ao vivo no facebook do Londrina Mais para que o programa alcance mais pessoas.
Os interessados em realizar trabalhos voluntários em prol de cidades sustentáveis podem se inscrever pelo whatsApp do número (43) 3372.4603, ou pessoalmente na Sala Londrina Mais, espaço disponível no primeiro andar da sede administrativa da Prefeitura, na Avenida Duque de Caxias, 635, no Centro Cívico. No endereço eletrônico da prefeitura, na página inicial, é possível acessar o Londrina Mais por meio de um ícone e obter mais informações. Também é possível escrever um e-mail para os organizadores no londrinamais@londrina.pr.gov.br.
A Sala Londrina Mais é um espaço inaugurado no dia 2 de abril de 2018 e foi criada pela Prefeitura de Londrina, em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Patrulha das Águas Sustentabilidade, onde é realizado o programa Londrina Mais.