Destaques

Saúde lança Campanha de Vacinação contra Gripe na segunda-feira (23)

Vacina.gripe.ILUSTRATIVA.P

Em Londrina, vacinação contra o vírus Influenza será feita até o dia 1º de junho, em todas as Unidades Básicas de Saúde

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lança, nesta segunda-feira (23), às 9 horas, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Marabá, na região leste, a Campanha de Vacinação contra o Influenza. Até o dia 1º de junho, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina irão ofertar as doses da vacina para diversos grupos prioritários que formam o público-alvo da campanha nacional do Ministério da Saúde. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, estará presente na abertura. A sede da UBS Marabá fica na Rua das Goiabeiras, 385.

A finalidade da campanha é imunizar a população contra a gripe em toda a rede pública de saúde. Para 2018, a meta da Prefeitura de Londrina é alcançar 160.122 doses aplicadas. A data de mobilização nacional, conhecida como Dia D, está marcada para o dia 12 de maio (sábado), ampliando os atendimentos, em todo o Brasil, para fins de vacinação contra a gripe.

O secretário Felippe Machado reforçou que para cada um dos grupos prioritários inseridos na campanha, o índice mínimo de cobertura vacinal recomendado pelo governo federal é de 90%. Ele salientou que a imunização é a forma mais segura e eficaz de se combater o vírus Influenza.

Machado disse ainda que a doença pode trazer outras complicações de saúde e até levar a óbito. “Portanto, é importante promover a vacinação para o máximo de pessoas e conscientizar a sociedade. Um fator positivo é que a vacina da gripe tem maior aceitação entre a população, principalmente quando começamos a entrar nesse período do ano, de temperaturas mais baixas, que aumentam os riscos de resfriados e gripes. Para receber a dose, basta comparecer na unidade mais próxima”, explicou.

As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira e as vacinas estarão disponíveis nos horários regulares de atendimento. Os cidadãos devem portar documentos pessoais e carteirinha de vacinação, para facilitar os atendimentos e o registro da dose.

Público-alvo – Os grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza incluem as pessoas acima de 60 anos, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, povos indígenas, profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.

Também podem receber a vacina professoras e professores, em atividade, de escolas públicas e privadas, filantrópicas e instituições de ensino superior. Para este público, a  dose da vacina será disponibilizada após a apresentação de uma declaração emitida pela unidade de ensino onde o profissional atua.

Dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a gripe é uma doença que mata mais de 650 mil pessoas todos os anos. Estima-se que aproximadamente 10% da população seja infectada anualmente por algum tipo de vírus influenza e que 1,2 bilhão de pessoas apresentem risco elevado para complicações relacionadas à doença.

Recomendações – A vacina é aplicada em dose única para todos os grupos prioritários, exceto a crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, que são imunizadas em duas doses, com intervalo de 30 dias entre cada uma. No entanto, aquelas crianças que já receberam as duas doses em 2017, necessitarão tomar apenas dose única agora.

Sinais como febre, dor de garganta e em outras partes do corpo, mal-estar e outros sintomas de gripe ou que possam apontar comprometimento mais sérios devem receber atenção das pessoas, principalmente aquelas que integram o público-alvo da campanha.

A vacina – Em 2018, a Campanha Nacional contra Influenza aplicará vacina contendo uma cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B linhagem Victoria e Yamagata.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos