Escola Municipal José Garcia Villar comemora 50 anos
Uma das ações realizadas para celebrar a data é uma gincana educativa
Uma das ações realizadas para celebrar a data é uma gincana educativa
Na próxima sexta-feira (27), das 8h às 17h, os alunos da Escola Municipal José Garcia Villar vão ter a oportunidade de observar os trabalhos realizados durante a gincana da última sexta-feira (20). Os trabalhos e os nomes dos alunos vencedores estarão disponíveis na sede da unidade na Rua Pitangueiras, 209, no Jardim Interlagos.
A ação faz parte das comemorações pelos 50 anos da unidade. O objetivo é contar a história de vida do patrono da escola, o espanhol José Garcia Villar, além de promover a integração entre os professores, funcionários e alunos, estimular o espírito participativo e a atitude positiva, desenvolver aspectos culturais e recreativos e sentimentos de cooperação, liderança, motivação e trabalho em grupo.
Para isso, desde o início deste ano letivo, a escola vem desenvolvendo atividades específicas com as crianças, como a leitura da obra sobre a vida do patrono. “A nossa intenção foi comemorar os 50 anos e falar sobre o espanhol José Garcia Villar, que dá nome à escola. Por isso, desde o início das aulas estamos realizando atividades com as crianças e elas vão até o final de outubro”, disse a diretora Denise Lopes Barbosa.
Na última sexta-feira (20), as crianças fizeram pratos típicos da Espanha, confeccionaram uma árvore genealógica de Villar e inventaram um slogan para celebrar o “Jubileu de Ouro” da unidade. Para avaliar os vencedores foi montada uma comissão, que dará os nomes dos grupos vitoriosos nesta sexta-feira (27). A neta e o neto de Villar, Ana Maria Andreetta e André Luiz Lima participaram das atividades.
Todos os 590 alunos da escola estão formando grupos participantes da gincana. Eles estudam do ensino fundamental I ao 5º ano. Há também alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Juntos realizam tarefas como torcida organizada, paródia com instrumentos musicais, escrevem textos, poesias e acróstico coletivo sobre os 50 anos de história da escola, criam um slogan, respondem perguntas sobre a escola, fazem danças e comidas típicas da Espanha, estão separando fotografias das décadas de ensino, construindo uma maquete da escola, escrevendo uma linha do tempo de Villar, estão sendo estimulados a aprender mais sobre o gênero biográfico e arrecadam cestas básicas, além de participarem de competições esportivas.
No final do ano, em 27 de outubro, encerrarão as atividades. Para marcar a data, as crianças vão ter um dia diferente, com corrida de revezamento mista para o 3º ano, bola queimada mista para o 4º ano e para o 5º, futsal em duplas mistas e provas recreativas.