Cidade

Alunos da Escola Municipal Santos Dumont visitam o IAPAR

Crianças aprenderão na prática questões relacionadas à ciência do cultivo de sementes com profissionais do IAPAR

 

A fim de mostrar na prática como funciona o cultivo de sementes, em especial, a do café, a Escola Municipal Santos Dumont vai levar os alunos do 5º ano até o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), localizado na Rodovia Celso Garcia Cid, km 375. O passeio está marcado para as 8 horas, desta quinta-feira (26).

A intenção é que as 25 crianças passem a manhã conhecendo mais sobre as diversas espécies de sementes e sobre o cultivo do café e de plantas medicinais. Isso porque, este conteúdo é ministrado em sala de aula durante o primeiro bimestre do ano letivo. Assim, abre-se a possibilidade de verem na prática aquilo que aprenderam na escola.

Segundo o professor de apoio da unidade escolar, Ronaldo Piassa, durante este ano, os alunos aprenderam sobre a questão econômica na qual o café esteve e ainda está envolvido no Brasil, visto que atualmente 1/3 de toda produção mundial advém do Brasil. Com o passeio, os técnicos do IAPAR complementarão o estudo mostrando a parte científica do cultivo. Para isso, eles darão uma palestra de 50 minutos, um intervalo para lanche e, na sequência, levarão as crianças até onde se cultivam os grãos. Eles ensinarão sobre as várias espécies de sementes, solo e clima, formas de combate a pragas, melhoramento genético, cuidados necessário no momento do plantio e para o crescimento das plantas, entre outras questões.

Para que tudo transcorra tranquilamente, dois professores acompanharão os alunos, além dos monitores do IAPAR. No Instituto Agronômico do Paraná são cultivadas mais de 180 espécies, anuais e perenes, com tecnologia adaptada às necessidades da agricultura. Entre elas, se destacam as cultivares de feijão resistentes ao Mosaico Dourado, de café resistente à ferrugem, de trigo com qualidade industrial e outras plantas que possibilitam a diversificação da atividade agrícola.

“Na visita ao IAPAR, os estudantes terão a possibilidade de conhecerem mais sobre o trabalho científico feito pelos profissionais do instituto. Isso enriquece o conhecimento e ajuda na apropriação cultural das crianças, dessa forma, eles entenderão que para cultivar plantas, em especial o café, precisa-se observar vários fatores como o solo, o clima, o combate de pragas, e não basta apenas colocar na terra”, explicou o professor.

A Escola Municipal Santos Dumond também realiza atividades extraclasse com os alunos do 4º ano. Na semana passado, as crianças conheceram mais sobre o sistema de tratamento de água, por meio de uma visita até a Sanepar. A unidade escolar fica na Rua Michael Faradai, 94.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos