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Projeto “Ecocidadão nas Escolas” atende três unidades nesta semana

ecocidadao.DP

Ações serão na terça (25) e quarta-feira (26), em escolas das regiões oeste e sul; participam 75 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

 

Três escolas municipais recebem nesta semana o projeto “Ecocidadão nas Escolas”, por meio do qual são desenvolvidas palestras e debates com a abordagem de assuntos relacionados ao meio ambiente, voltadas para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) atendidos em Londrina. A iniciativa é da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), realizada pela gerência de Educação Ambiental.

Aproximadamente 75 alunos da modalidade da EJA devem participar dos próximos encontros. Nesta quarta-feira (25), às 13h30, a ação atenderá estudantes da Escola Municipal Noêmia Alaver Garcia Malanga, que fica na Rua Ginástica Olímpica, 341, no Jardim Olímpico, região oeste. No período noturno do mesmo dia, o encontro será na Escola Municipal Dr. Cláudio de Almeida e Silva. O início será às 19h30 na sede da unidade, que fica na Rua Agnello Theodoro de Paula, 477, no Conjunto Habitacional Tito Carneiro Leal, na região sul.

A terceira atividade da semana irá ocorrer na quinta-feira (26), às 19h30, para os alunos que frequentam a EJA na Escola Eugênio Brugin. O endereço é Rua Jorge Ribeiro, 163, Conjunto Habitacional São Lourenço, região sul.

A professora Adriana Rodrigues Barra Rosa Ferreira, da gerência de Educação Ambiental da Sema é a responsável por realizar as atividades do “Ecocidadão nas Escolas”. Ela ressaltou que o projeto, iniciado no final de 2017, visa estimular os alunos da EJA a exercitar sua consciência ambiental, propondo uma reflexão mais aprofundada sobre aspectos ligados à sustentabilidade e preservação da natureza.

Adriana contou que algumas das escolas já estão recebendo a atividade pela segunda vez e, nestes locais, é perceptível que há uma maior abertura dos estudantes e uma participação mais efetiva. “Procuro abordar os temas criando relações com a realidade e o contexto do bairro onde os alunos vivem, para que exista mais identificação e envolvimento deles com os temas. É muito positivo avaliar que nas escolas que estão recebendo o projeto novamente, os participantes interagem, tiram dúvidas e se interessam pelos conteúdos, há a troca de ideias e experiências”, disse.

Ainda segundo a professora, o projeto pretende expandir suas formas de interação com a comunidade para além das salas de aula. “A intenção é, após as aulas e abordagens educativas, criar ações práticas conjuntas para envolver mais os alunos e escolas com a comunidade de cada bairro. Queremos iniciar, em breve, outros trabalhos de sensibilização e práticas como limpeza, plantio de árvore, entre outras. A ideia principal é mostrar aos cidadãos que é preciso, primeiramente, promover mudanças no território onde vivemos, antes de esperarmos por mudanças globais”, salientou.

As atividades do projeto que estavam marcadas para os dias 17, 18, 19 e 24 de abril, e que não foram realizadas, serão reagendadas para o início do mês de junho nas escolas.

Abordagens – Por meio do projeto, são tratados diversos conteúdos como legislações vigentes e orientações sobre como proceder no dia a dia, a fim de melhorar a qualidade de vida de todos e contribuir para a preservação do meio ambiente. As atividades são desenvolvidas em ciclos, dentro dos quais serão trabalhados, a princípio, temas como “Queimadas Urbanas”, “Limpeza de Calçadas”, “Arborização Urbana”, “Maus-tratos de Animais”. Além destes, outros assuntos poderão ser incluídos no cronograma, conforme o andamento das ações.

As escolas participantes do projeto recebem previamente um material de apoio que poderá nortear os professores na abordagem dos conteúdos, antes ou depois dos encontros. Após as palestras, os docentes recebem formulários e fazem uma avaliação sobre o projeto.

Abrangência – Todas as escolas municipais de Londrina que trabalham a modalidade da EJA estão fazendo parte do projeto. No ano passado foram atendidas escolas da região norte, envolvendo a participação de 219 alunos e professores de 11 unidades. Em 2018, o projeto contemplará mais 33 escolas municipais, de diferentes regiões, envolvendo atendimentos principalmente no período noturno, mas também no vespertino e matutino.

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