Cidadão

3ª Semana Integrada de Enfermagem de Londrina inicia nesta segunda-feira (7)

Secretaria Municipal de Saúde participa da organização do evento; programação inclui palestras, minicursos e apresentação de trabalhos acadêmicos

 

Com o objetivo de debater o fortalecimento e a valorização do profissional de enfermagem, será realizada, de 7 a 9 de maio, a 3ª Semana Integrada de Enfermagem de Londrina. Com o tema “A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar”, o evento trará debates, apresentações de trabalhos acadêmicos, palestras, entre outras atividades. A Semana Integrada de Enfermagem é uma realização do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) e da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) Seção Paraná. A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), integra a organização do evento.

A abertura da 3ª Semana Integrada de Enfermagem será na segunda-feira (7), às 19 horas, no Teatro Colégio Londrinense. Em seguida, haverá a palestra “Coaching assistencial: resgate da essência e propósitos nos saberes da enfermagem”, com a enfermeira Jandrice Carrasco de Andrade, mestre em Tecnologias da Saúde pela Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Semana.Enfermagem.DPTodas as atividades da Semana serão realizadas na Universidade Filadélfia (Unifil), na Avenida Juscelino Kubitschek, 1.626. A programação completa pode ser conferida na página https://doity.com.br/3-semana-integrada-de-enfermagem-de-londrina.

A enfermeira da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) da SMS, Daniela Souza de Carvalho Gomes, irá participar do evento durante mesa-redonda com o tema “O papel do enfermeiro na gestão da Atenção Básica do Município de Londrina”. Atualmente, a SMS conta com 270 enfermeiros, e 933 auxiliares e técnicos de enfermagem, atuando em todos os serviços da rede municipal. Os profissionais de enfermagem no serviço público municipal representam cerca de 38% do total de servidores da Secretaria.

Segundo Daniela, em todo momento que há uma gestão de saúde, o profissional de enfermagem está presente. “É um trabalho multiprofissional, porém o enfermeiro está presente em todos os momentos. Na gestão da Atenção Básica, o enfermeiro está envolvido nas consultas do pré-natal, na puericultura, participa de toda a gestão da criança, da saúde da mulher, idoso ou adulto, ou seja, em todos esses momentos o enfermeiro desempenha um papel fundamental na confecção e desenvolvimento dos protocolos municipais de saúde”, citou.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina são coordenadas por enfermeiros. Para a enfermeira da DAPS, isso evidencia que o papel que o profissional desempenha no Município é muito importante. “São estes profissionais os responsáveis pelo reconhecimento epidemiológico do território, e de organizar essa gestão dentro do município, visto que são as UBSs as principais portas de entrada para todo o sistema público de saúde”, frisou.

Além da troca de experiências entre os profissionais, Daniela considera que a Semana Integrada de Enfermagem possibilita que os participantes consigam enxergar os contextos de cada serviço. “Essas atividades nos permitem conhecer um pouco do que o outro faz. Quando eu me deparar com alguma situação, mesmo que não aplique no cotidiano do meu trabalho, saberei referenciar ou orientar com assertividade”, explicou.

A 3ª Semana Integrada de Enfermagem de Londrina conta com participação do Hospital Evangélico, Irmandade Santa Casa de Londrina, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Hospital do Câncer de Londrina, Hospital da Zona Sul, entre outros.

 

Foto: Divulgação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos