Mutirão Movimenta Londrina chega ao Jardim Kobayashi
População poderá fazer o descarte de materiais eletrônicos em desuso, realizar testes rápidos para ISTs, tirar dúvidas sobre endemias
Nesta quinta (10) e sexta-feira (11), das 8h30 às 17h, os moradores do Jardim Kobayashi vão receber o Mutirão Movimenta Londrina. O ponto de encontro será na praça em frente à academia ao ar livre, na Rua Guilherme Negro, região leste da cidade.
Nos dois dias, a comunidade encontrará equipes de diversas secretarias municipais, que juntas vão ajudar a tornar o bairro um local mais bonito e acessível para todos. Para isso, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação já está no local realizando pequenos reparos, para na quinta e sexta-feira realizar a operação tapa buraco, o desentupimento de bueiros e fazer a troca de lâmpadas queimadas. Além disso, a Sercomtel Iluminação vai auxiliar na troca das lâmpadas das principais vias, colocando outras com maior potencial de iluminação.
Haverá também servidores da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) fazendo a limpeza das vias, capina e roçagem, pintura e sinalização viária horizontal e vertical. Isso inclui a substituição de placas de trânsito que se encontram danificadas ou que estão faltando no local, pintura dos dizeres de trânsito no chão, como o “Pare” e farão a manutenção dos pontos de ônibus.
A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) estará no local doando mudas de árvores e orientando a população sobre o plantio correto das mesmas, assim como fará a poda de levante e de iluminação, para que as lâmpadas dos postes consigam iluminar as calçadas e vias e fará a erradicação das árvores condenadas.
A Secretaria Municipal de Saúde levará os servidores da Unidade Básica de Saúde do Eldorado para aferir a pressão arterial dos interessados e realizar o teste de glicemia. Haverá uma equipe de agentes municipais de combate às endemias para falar sobre as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas doenças, inclusive repassando informações sobre as medidas preventivas à proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Os profissionais do Centro Integrado de Doenças Infecciosas (CIDI) foram convidados para aplicarem testes rápidos para a triagem e/ou o diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C.
A ONG E-Lixo também foi chamada para participar. Os cidadãos que tiverem em casa televisores sem uso; computadores estragados; aparelhos de videocasete, DVD, FAX, videogame ou de som danificados; cabos, fios, conectores, teclados, baterias de celular, pilhas, pendrives, modem e outros equipamentos antigos e sem uso poderão entregá-los para a ONG. Eles darão a destinação correta para estes materiais de difícil descarte.
De acordo com o organizador das ações, Leandro Rosa, as pessoas poderão esperar o esforço por parte dos funcionários da Prefeitura na melhoria do bairro. “Faz bastante tempo que a comunidade dessa região está esperando os trabalhos do Município, por isso toda a equipe vai dedicar o seu melhor, com muito empenho na prestação dos serviços, para que os moradores possam ter um bairro mais bonito, adequado e seguro”, disse.