Escola municipal conquista prêmio em Educação Empreendedora
Projeto realizado na Escola Municipal Maestro Andréa Nuzzi conquistou o primeiro lugar estadual em evento do Sebrae-PR
Como reconhecimento pela prática do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), a Escola Municipal Maestro Andréa Nuzzi foi contemplada com o prêmio estadual Educação Empreendedora, concedido pelo SEBRAE-PR. E nesta quarta-feira (9), às 14 horas, uma solenidade será realizada na unidade para entrega simbólica do troféu, com a presença da secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e do gerente-regional do Sebrae-PR, Fabrício Bianchi. A escola fica situada na Rua Suécia, 67, no Jardim Igapó.
O JEPP é uma iniciativa do Sebrae, executada em todas as escolas da rede municipal de Londrina mediante parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. Na Escola Municipal Andréa Nuzzi, as atividades foram conduzidas pelas professoras Maria do Carmo Cardoso Bezerra e Patricia Carvalho, com o projeto “Parceiros do Bem”. A ação envolveu alunos do período matutino e vespertino no desenvolvimento de jogos e materiais para estimular o raciocínio lógico, coordenação motora e memória. No final do ano, os itens produzidos foram doados para uso de pacientes idosos internados no Hospital da Zona Sul.
Segundo a diretora da escola, Mercia Maria Cardoso Tavares da Silva, o prêmio obtido reconhece o excelente trabalho promovido pelas docentes no ano anterior, e estimula a continuidade das ações para este ano. “A alegria é muito grande e, com a premiação, a responsabilidade é maior ainda. Queremos fazer o melhor para os alunos e, para o projeto de 2018, abranger ainda mais a comunidade, fazendo a diferença e mudando as atitudes das pessoas”, afirmou.
A escola municipal possui 185 alunos matriculados do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, e aderiu ao programa do Sebrae em 2017. Neste ano, o JEPP será realizado com cerca de 95 alunos do período matutino, nas turmas de 4º e 5º ano. “A professora Maria do Carmo vai continuar aplicando o projeto, cujo tema geral é sustentabilidade. E com base no material enviado pelo Sebrae-PR, estamos pensando em algo que envolva ainda mais a comunidade externa”, adiantou a diretora da escola.
A coordenadora de Educação Empreendedora e consultora do Sebrae-PR, Daniele Montenegro Conte, explicou que o projeto teve início em 2014, e hoje é uma das linhas estratégicas da instituição. “O objetivo principal dessa iniciativa é promover a inserção de conteúdos de empreendedorismo em todos os níveis da educação formal. Para isso, são aplicadas metodologias apropriadas para cada nível de escolaridade, desenvolvidas através de parcerias com a rede de ensino”, contou.
O Prêmio Educação Empreendedora, criado em 2016, contou com cerca de 300 inscritos de todo o estado nesta edição. A premiação busca reconhecer e estimular as ações desenvolvidas por professores, instituições de Ensino Superior e municípios. “A ideia do prêmio é divulgar histórias e iniciativas bem sucedidas da Educação Empreendedora. Além de trazer para conhecimento das pessoas a aplicação do projeto, ele oportuniza aos professores compartilharem as suas experiências”, citou a consultora do Sebrae.
Para Daniele, o projeto aplicado na Escola Municipal Maestro Andréia Nuzzi teve como diferencial o envolvimento de todos os alunos em um projeto de empreendedorismo social. “Eles pensaram em formas diferentes de trabalhar com os pacientes do Hospital da Zona Sul. Isso mostra que a criança pode pensar diferente e desenvolver o comportamento empreendedor, visando não só abrir empresa e gerar lucro, mas mudar a vida das pessoas de forma positiva. Foi uma iniciativa que valeu muito a pena para todos os envolvidos”, considerou.
A cerimônia de entrega do prêmio estadual ocorreu em 27 de abril. Na ocasião, a Prefeitura de Londrina foi uma das prefeituras homenageadas por aplicar o projeto de Educação Empreendedora em todas as unidades da rede municipal de ensino.
Como prêmio pelo primeiro lugar, as professoras responsáveis pelo projeto receberam troféus e certificados. Além disso, ganharam pacotes completos contendo passagens aéreas, hospedagem, translado e alimentação, para participarem de missão técnica nacional onde irão conhecer experiências de sucesso em educação empreendedora no Brasil.