Entrega de textos do concurso “O Japão que Inspira” encerra na sexta-feira (11)
Estão participando da ação cultural alunos de 4º e 5º ano da rede municipal; objetivo é estimular o aprendizado sobre a cultura japonesa
Encerra na sexta-feira (11) o prazo para as escolas municipais entregarem suas produções de texto ao concurso “O Japão que Inspira”. Alunos do 4º e 5º ano da Rede Municipal de Ensino estão participando da ação, que é uma iniciativa da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel) em parceria com a comissão organizadora do evento ExpoJapão. O apoio é da Secretaria Municipal de Educação (SME). As escolas que ainda não encaminharam seus materiais precisam levá-los presencialmente à sede da SME, na Rua Mar Vermelho, 35, Jardim Cláudia.
Dentre os trabalhos produzidos, cada unidade escolar poderá enviar apenas um texto à Educação, que selecionará os 20 finalistas. Após isso, os membros da organização da ExpoJapão irão escolher os 10 vencedores, que serão premiados durante o evento, que será realizado a partir de 1º de junho, na ACEL.
O concurso de redação tem como objetivo inspirar, estimular e sensibilizar os alunos a conhecerem um pouco mais sobre o Japão, com base nas comemorações dos 110 Anos de Imigração Japonesa no Brasil – IMIN 110.
A responsável pelos Projetos Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, Carla Cordeiro, informou que os textos do concurso devem abordar aspectos sobre a cultura japonesa, conforme o regulamento entregue às escolas e os conteúdos abordados pelos cerca de 140 professores de Ensino Fundamental, do setor de Bibliotecas, que participaram de uma atividade de formação para instruir os alunos.
O trabalho preparatório foi feito junto a professores de todas as 87 escolas municipais de Londrina. “Essa etapa serviu para que os educadores levassem informações aos estudantes, por meio de contação de histórias e outras abordagens, a respeito das tradições e aspectos históricos do Japão. No evento, todas as 20 produções finalistas ficarão expostas em uma tenda na ExpoJapão de 2018 para o público”, disse Carla.
Antes de criar seus textos, os alunos do 4º e 5º ano tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a história da imigração japonesa, práticas esportivas como o beisebol, artes tradicionais e seculares do Japão, como o Origami, histórias em quadrinhos pelos Mangás e animações com os Animês, além da dança Bon Odori e instrumentos musicais, entre outros elementos.