Prefeito Marcelo e secretário estadual de Saúde participam de vacinação contra a gripe em Londrina
Antônio Carlos Nardi reforçou a divulgação do “Dia D” neste sábado (12); o secretário também esteve reunido com representantes do Conselho Regional de Saúde
O secretário de Estado da Saúde do Paraná, Antônio Carlos Nardi, e o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, participaram, nesta quinta-feira (10), de uma ação de divulgação da Campanha de Vacinação contra a Gripe. O encontro ocorreu no asilo São Vicente de Paulo, na região sul, e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Felippe Machado. Também participaram representantes de secretarias municipais de 21 municípios da 17ª Regional de Saúde, do asilo e de outros órgãos locais.
Durante o ato, cerca de 102 idosos atendidos pela instituição receberam as doses da vacina para imunização contra o Influenza, que foram aplicadas pela equipe da UBS Guanabara. Pessoas acima de 60 anos formam um dos grupos prioritários da campanha. Durante a atividade, foi reforçada a divulgação da mobilização nacional do “Dia D” de Vacinação, que será neste sábado (12). Na oportunidade, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana de Londrina estarão abertas para atender a população e realizar as doses, das 9 às 17 horas.
Como profissional da área da Saúde, o prefeito Marcelo também recebeu a vacina e destacou a importância da realização da campanha. “A vacina é indispensável para que seja possível prevenir a população ao risco de doenças e problemas de saúde. As famílias devem levar suas crianças para vacinar contra a gripe. Da mesma forma, todas as pessoas do público-alvo abrangido precisam ter atenção e tomar a dose da vacina, que é ofertada gratuitamente na rede municipal”, afirmou.
Segundo o secretário estadual, que está pela primeira vez em Londrina, após ter assumido cargo, a vacina é um ato de responsabilidade do poder público e o objetivo principal da campanha é imunizar o maior número de pessoas e garantir serviços de qualidade em prol da população. “A gripe é uma doença que mata e com a vacina contra o Influenza, desde que foi instituída, foi possível diminuir os óbitos e casos de internação relativos a complicações respiratórias. A sociedade deve entender a importância da vacinação e não esperar até o último momento para procurar as unidades. Agradeço à instituição São Vicente de Paulo, ao prefeito Marcelo e ao secretário Felippe, por abrirem as portas e a todos os profissionais de saúde que cumprem sua tarefa com tanta dedicação”, enfatizou.
De acordo com Felippe Machado, as UBSs da área urbana estarão com equipe reforçada para atender toda a população durante o “Dia D”. Ele salientou que cerca de 70 mil doses da vacina foram disponibilizadas de forma adiantada pelo governo estadual. “Estamos chegando no período do inverno, no qual aumentam os casos de contágio da gripe. Portanto, as famílias têm que aproveitar essa oportunidade. É importante lembrar que temos dois grupos prioritários da campanha com procura baixa na campanha, as gestantes e crianças de 0 a 5 anos incompletos”, frisou.
Também estiveram presentes na ação a coordenadora geral da Sociedade São Vicente de Paulo, Maria José de Oliveira, e o diretor da 17ª Regional de Saúde, José Carlos Moraes.
Investimentos – O prefeito Marcelo aproveitou a oportunidade para reforçar que a Prefeitura vem trabalhando intensamente no sentido de captar recursos e trazer melhorias para a saúde municipal. “Teremos obras de reforma em todas as 54 UBSs de Londrina, por meio de recursos federais, estaduais e municipais. Além disso, vamos reconstruir a sede do Pronto Atendimento Infantil (PAI) e fazer uma ampla reforma, nunca antes realizada, na Maternidade Municipal”, destacou.
Outra ação importante citada pelo prefeito é a construção da nova sede do Samu de Londrina, que será construída na avenida Dez de Dezembro, próximo à Rodoviária. Cerca de R$ 5 milhões foram liberados pelo Governo Estadual para viabilizar a construção da estrutura, que contará com heliponto e espaço todo adequado para melhorar os serviços de saúde prestados pelo Samu na região. A abertura da licitação deve ocorrer nas próximas semanas.
Reunião – Antes do ato de divulgação da Campanha de Vacinação contra Gripe, o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Nardi, visitou a sede da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina e depois participou de uma reunião com o Conselho Regional de Secretarias Municipais de Saúde (CRESEMS). O encontro também ocorreu no asilo São Vicente de Paulo e contou com a presença de representantes de 21 municípios da 17ª Regional de Saúde.
O objetivo foi aproximar o secretário estadual da regional de Londrina para o acolhimento de sugestões e demandas. “Temos muito o que fazer ainda quanto à gestão pública de Saúde. E essa reunião é importante para identificarmos as potencialidades da região e minimizar as fragilidades existentes na rede pública de saúde para ofertar saúde com qualidade aos cidadãos. Me coloco totalmente à disposição e vamos procurar fazer uma gestão compartilhada e harmônica”, comentou Nardi.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse que a presença de Nardi na cidade é importante para dar continuidade à parceria entre Prefeitura de Londrina e Governo do Paraná, além de mobilizar todos os municípios da região em torno de ações.