Cidade

Escolas e CMEIs promovem ações de combate ao abuso sexual infantil

Atividades remetem ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual, instituído em 18 de maio

Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Londrina realizam, a partir de segunda-feira (14), atividades referentes ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual, instituído em 18 de maio. As ações têm como objetivo orientar as crianças, seus pais e responsáveis, sensibilizando quanto à importância de cuidar do corpo e saúde dos alunos.

No CMEI Rosangela Romano, a “Semana de Cuidados e Carinhos” será realizada em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Ernani Moura Lima. Os pais e cuidadores das crianças são convidados a participar das palestras, que serão realizadas de segunda (14) a sexta-feira (18) no refeitório do CMEI, localizado na Rua Leontina da Conceição Gaion, 390, Conjunto Ernani Moura Lima.

As palestras terão início às 17 horas, e serão conduzidas pela equipe da UBS com os seguintes temas: A Importância do Brincar; Higiene da Criança e Pediculose; Cuidados com a Saúde Emocional; Saúde da Mulher; e Alimentação Saudável.  

Segundo o diretor do CMEI Rosangela Romano, Diego Rodrigo da Rocha Fernandes Guilhen, as atividades incluem também contação de histórias para as crianças, com participação da professora Aliny Perrota. “Nesta Semana de Cuidados, vamos abordar não só o abuso sexual, mas todas as outras questões referentes ao cuidado das crianças. Temos 95 alunos matriculados, e contamos com uma comunidade muito participativa e colaborativa. Com certeza, o conteúdo ensinado aos pais será transmitido para as crianças, e creio que essa parceria com a UBS trará impactos para toda a comunidade”, afirmou.

O CMEI Water Okano, localizado na Rua Potiguares, 80, também conta com uma programação diversificada para falar sobre o tema. Os alunos vão assistir a um teatro explicando sobre o abuso sexual. Cada turma fará um cartaz de conscientização, que ficará exposto na escola. No último dia da campanha, sexta-feira (18), os pais receberão um folder contendo informações sobre o tema, acompanhado de uma flor amarela, que é símbolo da campanha nacional. E as crianças terão uma sessão de cinema com pipoca, com um filme que retrata de maneira simbólica o assunto.

A diretora do CMEI, Camila Tonon Benicio, explicou que os professores participaram de palestra, na última prática pedagógica, que orientou sobre quais são os sinais que as crianças apresentam quando são vítimas do abuso sexual. “Além de aprender quais são esses indícios, a palestra nos mostrou como lidar com essa situação, caso ela ocorra”, frisou.

Camila ressaltou que, apesar do tema ser reforçado durante a semana, a conscientização quanto aos limites e cuidados com o próprio corpo é feita com os alunos em todo o ano letivo. “Nós trabalhamos a importância da higiene pessoal, explicamos quem pode tocá-los, quem não pode, e incentivamos a autonomia. Nessa semana, reforçamos qual é o carinho que podemos receber e qual não, ensinando a criança a como falar sobre algo que aconteceu e que ela não gostou. É um trabalho muito delicado, e muito importante”, contou.

No distrito de Paiquerê, alunos da Escola Municipal Armando Rosário Castelo participam, a partir de terça-feira (15), do projeto “O Segredo de Tartanina”. Baseado no livro de mesmo nome, o projeto foi desenvolvido por três psicólogas com experiência profissional no atendimento às vítimas de abuso sexual.

De acordo com o diretor da unidade, Jadir Reis de Mattos, a ação será realizada com alunos das turmas do P5 ao quinto ano. “Teremos a apresentação teatral com base neste livro, que retrata de forma muito lúdica e eficaz a questão do abuso contra a criança, ensinando a não guardar segredo sobre o que um adulto fez com ela, ou algum amigo. Temos 209 alunos matriculados, e praticamente todos vão participar do projeto”, destacou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos