Passeios encerram programação local da 16ª Semana Nacional de Museus
Programação especial no sábado (19) recebe londrinenses para visitas no Museu Histórico e Museu de Arte
No sábado (19), a partir das 8h30, o Museu Histórico Padre Carlos Weiss e o Museu de Arte de Londrina estarão abertos para um passeio especial pelos espaços. A atividade finaliza a programação local da 16ª Semana Nacional de Museus. O Museu Histórico fica na Rua Benjamin Constant, 900, e o Museu de Arte de Londrina na Rua Sergipe, 640.
Os passeios terão início no Museu Histórico, passando pela Praça Rocha Pombo e seguindo até o Museu de Arte. A ideia é promover uma experiência cultural entre os locais visitados, apresentando o conjunto arquitetônico dos museus e sua relevância histórica para a cidade.
Segundo a diretora de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Maria Luísa Fontenelli, é importante que os Museus de Londrina façam parte dessa comemoração nacional. Os interessados em participar devem se inscrever através do email museu@londrina.pr.gov.br, ou pelo telefone 3337-6238.
Durante o passeio no Museu de Arte os participantes poderão visitar as atuais exposições do local, que incluem um conjunto de obras do acervo, com telas, gravuras e esculturas recebidas por doação nos primeiros anos de atividade do Museu. E a exposição de graffiti “Museu de Rua”, organizada pelo coletivo Cap Style, com trabalhos produzidos na técnica “spray sobre tela”. As exposições seguem até 29 de junho, e também fazem parte da programação de comemoração de aniversário do Museu, que completa 25 anos este mês.
Programação – O Museu Histórico, em parceria com o Museu de Artes, está promovendo ao longo desta semana, das 8h30 às 10h30, passeios com grupos fechados e previamente agendados, em comemoração à 16ª Semana Nacional de Museus.
Na sexta-feira (18), a programação será dentro do campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde acontece uma roda de conversa, às 8h30, sobre a “Resolução 510/2016: Marco normativo para atividades de pesquisa em Ciências Humanas e Sociais”. O encontro será no anfiteatro do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), e conta com a participação do doutor Jorge Alves de Almeida Venâncio, presidente da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), professora doutora Etiane Caloy Bovkalovski, também integrante da CONEP, e da professora doutora Alexandrina Aparecida Maciel, presidente do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) Envolvendo Seres Humanos /UEL.
Ainda na sexta, às 14h, no mesmo local, haverá uma conferência para debater o “Projeto 200/15”, com o doutor Jorge Alves de Almeida Venâncio, e a “Aplicabilidade da Resolução 510/16 nos CEPs” com a doutora Etiane Caloy Bovkalovski.
Museu de Arte de Londrina – Criado em 12 de maio de 1993, é um espaço de fruição cultural e de arte, recebendo ao longo desses anos exposições de artistas, grupos e coletivos de arte, além de diversos eventos e atividades formativas.
Possui um acervo composto por obras de arte, entre esculturas, telas, gravuras e fotografias, tanto de artistas da região, quanto de renome nacional e internacional. O espaço atende um público diversificado, entre alunos, professores, pesquisadores, artistas, produtores culturais e a comunidade em geral.
Museu Histórico Pe. Carlos Weiss – Foi inaugurado em 18 de setembro de 1970, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina e a partir de 1974 tornou-se órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina, vinculado academicamente ao Centro de Letras e Ciências Humanas. Desde 10 de dezembro de 1986, ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina, que por suas linhas arquitetônicas constitui-se em marco histórico da origem inglesa da colonização de Londrina e do Norte Novo do Paraná.